sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Pressa e Estresse - malefícios da Modernidade!

   A pressa é um dos males que tem acometido muitas pessoas no mundo moderno. “A PRESSA”, induz à “ANSIEDADE” ao “ESTRESSE” e à “SÍNDROME DO PÂNICO”.    Muitos sabem que a pressa é a inimiga da perfeição, mas poucos sabem ou dão o devido valor aos problemas que ela pode causar!
   Viver apressado é quase que uma rotina no dia-a-dia, especialmente em cidades grandes, como a capital de São Paulo, onde há um número elevado na população, grande congestionamento no trânsito, filas em bancos, supermercados, cinemas e por aí vai….
   Sem falar que a ansiedade gera o nervosismo, o que aumenta a agressividade, discussões. brigas de trânsito, violência, e até mortes….
   Correr tem quase se tornado uma regra para tudo desde ir ao trabalho até buscar um lazer, como pegar um cineminha ou ir a um restaurante….
   E na correria diária acabamos por não perceber o mal que isso nos acarreta, pois acentuamos o nosso nível de estresse, aumento da pressão arterial, problemas cardiovasculares, gastrites, úlceras, irritabilidade, ansiedade, tensão mental, nervosismo, insônia, tensão muscular, angústia, pânico e etc.
   Sem contar o abuso do cigarro, do álcool ou das drogas, comumente usadas para dar uma relaxada. Tudo isso só contribui para trazer mais e mais problemas, que vão se estendendo no campo afetivo, familiar, profissional e pessoal. Parece que o ser humano não tem mais tempo para ser simplesmente “humano”. Vive como um robô.
   Ao invés de dizer: Eu quero fazer isso, eu gostaria de fazer aquilo, eu tenho vontade de fazer tal coisa…Simplesmente diz: Eu preciso resolver isso, eu tenho que fazer aquilo…etc. Parece que a vontade, o prazer ficam sempre em último plano!
   Parece que nós humanos, nos esquecemos de relaxar, de aproveitar as coisas boas da vida…como se não fossemos merecedores disso tudo isso. E assim nos tornamos escravos do trabalho, das obrigações, das responsabilidades e das necessidades “constantes” de apenas “sobrevivermos”. Não que isso não seja importante. Temos obrigações pessoais e sociais e devemos honrá-las, mas, não devemos nos escravizar! Temos que aprender a viver com mais dignidade e melhorarmos a nossa qualidade de vida! E o primeiro passo para isso é a conscientização!
     Você já parou para pensar se está feliz? Se faz tudo que quer? Se tem tudo que gosta? Você se julga um vitorioso? Atingiu o patamar que queria ou está a caminho dele? Se sente amado, protegido, amparado?
   Ganha bem? Sobra tempo para o lazer, para a diversão, para estar com os amigos, com as pessoas que gosta? Tem tido tempo para uma boa leitura? Para estudar o que gosta? Tem tido tempo para relaxar? Ouvir uma música agradável? É bem provável que não!!!!
   Antigamente, comer tinha um significado bem maior e especial do que apenas se alimentar! Parece que a companhia dos familiares e amigos perdeu a importância, principalmente nos grandes centros urbanos, onde é praticamente impossível voltar para casa e comer tranqüilamente com a família. Hoje, o que predomina é um fast food na esquina do trabalho ou um lanche rapidinho!
   No final de semana estamos tão cansados que não queremos sair de casa, receber uma visita ou curtir o dia lá fora. Queremos apenas descansar. E se dá para descansar, ótimo! Mas se ficamos em casa irritados, preocupados com as finanças, tristes por um relacionamento perdido ou mal vivido ou simplesmente apáticos, sem vontade para nada…é pior ainda.
   Isso tudo é lamentável, e ainda por cima é contagiante, pois as pessoas ao redor acabam se contaminando com o mau humor, pois vivem num ambiente tenso, hostil e desarmonioso. Inclusive as crianças acabam ficando ansiosas por verem a correria de seus familiares!
Portanto, se você notar que:
1.Corre, mesmo quando não há nada de importante há fazer.
2. Passa a valorizar mais a quantidade do que a qualidade do trabalho.
3. Tem dificuldade em realizar algo, preocupado com o que tem para fazer depois.
4. Tem sono agitado ou superficial.
5. Sente desconforto ou remorso quando não está fazendo nada.
6. Faz mais de uma coisa ao mesmo tempo.
7. Se irrita com pessoas detalhistas.
8. Irrita-se com atrasos.
9. Se irrita com a lentidão dos outros.
10. Está mais agressivo ou irritado no trânsito.
11. Faz uso de medicações ou drogas para controlar as emoções.

   Então está mais do que na hora de você compreender que tem limites!  Faça  um planejamento diário das obrigações e das necessidades, incluindo aqui o prazer e o lazer. Estabeleça seus horários, de forma que sobre tempo para fazer cada coisa com tranqüilidade. Durma mais cedo, acorde mais cedo, faça as refeições calmamente, saia de casa no horário adequado para evitar atropelos e principalmente, se dê oportunidade para relaxar: seja com caminhadas, exercícios, relaxamentos, meditações, orações, yoga, massagens, reiki, tomar um banho gostoso, com óleos aromáticos ou simplesmente…dar uma paradinha para se desligar de tudo….É preciso repor a bateria.
   Aprenda a respirar. Faça respirações longas e profundas. Inspire pelo nariz e solte o ar bem devagarinho pelo boca. Faça isso várias vezes, pois através da respiração o oxigênio chega até o cérebro, e este, envia informações de conforto e de relaxamento para o organismo, através do controle das funções bioquímicas.
   Programe-se para que sobre tempo para você curtir a vida, sorrir, ser feliz, conviver com os familiares, com os amigos, e principalmente, ter um tempinho para dizer à pessoa amada: Eu te amo!
   Curta o sol a lua, as estrelas e a natureza e todas as belas coisas da vida. Afinal, tudo isso está aí a sua total disposição e você com certeza merece usufruí-las!
Miguel Hadad

Espaço Esotéryc

Tel:3875-4992
http://www.esoteryc.com.br/


LIBERE SEU PODER INTERIOR

   Todos nós queremos acreditar que somos importantes, amados, reconhecidos, valorizados, que temos um dom especial em fim…que somos capazes de ser feliz fazer alguém feliz e de que podemos tornar o mundo muito melhor.

   A vida, no entanto, é construída de fases boas ou ruins. Algumas pessoas lutam, batalham pela vida e conseguem atingir os seus objetivos, outras não…Algumas insistem, persistem, aprendem com os erros, até chegar nos acertos…outras mediante as frustrações, acabam nem tentando mais!
   Quantas vezes você desejou algo, sonhou em conseguir alguma coisa? Se parar pra pensar, vai perceber que fez isso inúmeras vezes, porque a cada fase da vida, queremos algo diferente!
   Quando criança, você tinha determinados sonhos ou desejos…aí você cresceu se tornou um adolescente, e teve que enfrentar todos os conflitos da adolescência. Cresceu mais um pouco…se tornou um jovem, uma jovem…os seus valores e necessidades já eram diferentes, não eram? Bem, mais aí o tempo passou e você se tornou uma pessoa adulta, com muito mais necessidades, obrigações e responsabilidades e satisfações.
   Cada fase tem lá a sua importância em nossa vida. Assim, por exemplo:
- Quando criança, nós queremos brinquedos, carinho, atenção e diversão.
- Quando adolescente, buscamos reconhecimento e aceitação familiar e social;
- Quando jovem, queremos liberdade e conquistas;
- E quando adultos, buscamos a realização, pessoal, afetiva, profissional e financeira.
   Uma pessoa da terceira idade, ou da melhor idade já passou por todas estas fases, e certamente o seu balanço de vida, a sua análise pessoal de ganhos e perdas, frustrações e conquistas, certamente será maior!
   Talvez você, independente da sua idade, sexo, ou posição social, esteja se perguntando: “O que eu fiz com a minha vida, ou…o que a vida fez comigo?”
   Será que você concluiu que aproveitou bem as oportunidades e que está se empenhando em aproveitar as que ainda vão surgir?
   Talvez você esteja pesando os prós e os contras e tenha concluído que mais acertou do que errou, mais ganhou do que perdeu!
   Quem sabe, achou que no geral, a proporção de perdas e ganhos seja igual.
   Ou será que concluiu que desperdiçou as chances de seguir um caminho melhor, talvez de ter feito coisas diferentes, de ter investido em outras situações, como trabalho, estudo, amor, de ter sonhado outros sonhos?
   Quantas vezes nós não ouvimos alguém dizer: “Eu gostaria de voltar no tempo, mas com a experiência que tenho hoje…eu faria tudo diferente!”
   Infelizmente, para a grande maioria o sonho dissipou-se e, com ele, à vontade de seguir adiante!
   Mas o que a maioria das pessoas ignoram é que possuem uma imensa capacidade para focalizar os objetivos e atrair os recursos necessários para atingir as suas metas.
   Muitas pessoas são levadas pela vida, se arrastam, sem focar atenção naquilo que deseja.
   Se um jovem quer ser um doutor, terá que estudar e muito para se formar, e mesmo depois disso, ainda terá que fazer especializações na área! Tudo na vida requer desejo, ação, determinação e persistência!
   Além disso, tem mais quatro passos fundamentais para se atingir os objetivos: orientação, sabedoria e poder e segurança.
   A Orientação representa o rumo que se toma na vida, é a bússola que direciona o caminho. São os próprios padrões, princípios ou valores pessoais que governam as atitudes e as tomadas de decisões.
   Você certamente já ouviu alguém dizer: “estou desnorteado”! Pois é, o termo desnorteado quer dizer, sem norte, sem direcionamento, porque onde quer que você esteja, tendo uma bússola, ela sempre lhe indicará como referência de direção o Norte Magnético!
   A Sabedoria representa o senso de equilíbrio, a compreensão das partes e do todo, o julgamento e o discernimento.
   O Poder é a capacidade para agir, a força para conquistar algo. É a própria energia vital para se fazer escolhas, tomar decisões e buscar superações.
   E finalmente, o a Segurança representa o senso de valor, a identidade, a estabilidade emocional, o amor próprio e a força pessoal básica.
   Estes quatro fatores - segurança, orientação, sabedoria e poder são interdependentes. Quando atuam harmoniosamente em conjunto, geram um caráter equilibrado e uma pessoa plenamente realizada e satisfeita consigo mesma e com o Universo!
   Bem, mas se por alguma razão, neste momento, você acha que não está sabendo usar adequadamente esses quatro fatores, vamos dar algumas dicas, pra melhorar isso. Certo?
Vamos lá:
1. Volte um pouco ao seu passado, em algum momento em que você conseguia aprender e fazer coisas maravilhosas!
2. Observe que você aprendeu muitas coisas ao longo de sua vida, portanto, a capacidade de aprendizado faz parte de você!
3. Faça uma relação de todos os seus talentos. Note como você é capaz de fazer muitas coisas!
   Como já dizia Carl Gustav Jung, a capacidade de aprendizado está no inconsciente coletivo. Quantas vezes, você intuitivamente, faz algo ou explica algo a alguém, sem ao mesmo saber que você já sabia? Isso ocorre porque você já traz esse registro em sua memória celular ou genética.
   Você pode utilizar a sua capacidade de aprender em qualquer momento para escolher um novo rumo em sua vida e cumprir dignamente a sua missão. Somado a isso, é importante que você tenha uma motivação.
   Veja bem, motivação significa um motivo para ação, como por exemplo: fazer algo por alguém ou por você mesmo!
   Afinal, se uma pessoa pode fazer algo, todos podem aprender a fazê-lo também.
   Se você acreditar que pode, certamente você vai conseguir. Seja você também um vencedor, um campeão!
   E nós queremos que você seja sempre um vencedor, pois acreditamos em sua força interior. E mesmo que por força das circunstâncias, num determinado momento de sua vida, você se veja como um perdedor, lembre-se de que a vida é constituída de fases, de momentos, tudo passa. O importante é aprender com as experiências, saber tirar proveito, porque as adversidades, por incrível que pareça, fortalece e ensina. Temos que aprender as lições da vida, e se não aprendermos pelo amor, certamente aprenderemos pela dor!
   Viver a vida é como jogar xadrez: é preciso observação, paciência, inteligência e estratégia. E acima de tudo…a vida é feita de sonhas, não podemos jamais deixar de sonhar!
Maria Barthaly

Espaço Esotéryc
Tel: (11) 3875-4992
www.esoteryc.com.br


sábado, 21 de novembro de 2009

O PODER DA PALAVRA

    Vocês sabiam que as palavras têm poder? Pois é, cada som, cada sílaba, cada letra é uma vibração que ao falar estamos soltando no ar. As ondas repercutem nos campos sutis das pessoas que as ouvem e em todo o universo, já tudo está interligado. É importante ter consciência do poder da palavra para utilizá-la adequadamente.

    "As vibrações da voz modificam o movimento da luz astral e são veículos poderosos do magnetismo".
    O mesmo ocorre com o pensamento, que também é energia. Ele se materializa, e mesmo que isso ocorra num plano mais sutil, a influência se manifesta ao nosso redor.
    O mundo sutil onde as palavras se manifestam se chama AKASHA.
  A influência deste mundo afeta nossas vidas como um todo, não só no presente, mas também no futuro. Cada palavra expressada tem efeito em nossas vidas e esta influência poderá ser a nosso favor ou contra nós, conforme a idéia nela expressa.
    A palavra é muito poderosa, pode condenar, salvar, abençoar, estimular, iluminar e mandar a escuridão, fazer adoecer, curar e dar esperança, fazer alguém feliz ou triste, vampirizar uma pessoa, profetizar ou amaldiçoar.
    E só o pensamento correto leva à palavra e à ação correta.
    O Dhammapada, uma das escrituras do budismo, ensina: "tudo o que somos hoje é resultado do que temos pensado. O que pensamos hoje é o que seremos amanhã: nossa vida é uma criação da nossa mente.
    No Ocultismo, sabemos que mesmo as palavras pensadas, têm poder sobre o universo. Segundo um antigo provérbio tibetano: "As palavras não têm nem pontas, nem corte, mas podem ferir o coração de um homem".
    A Bíblia traz referências do poder da palavra. Há um trecho que diz: "Nossas palavras também podem criar ou destruir", "Abençoai e não amaldiçoeis".
    As forças invisíveis da natureza influenciam favoravelmente na energia da pessoa que manifesta palavras (mesmo pensadas) de bondade, amor e alegria, já o contrário também é verdadeiro.
   Quem fala sem pensar, também age sem pensar e saber calar é a mais alta sabedoria que existe.
   Os africanos sabem bem do poder da palavra e por isso ela é considerada sagrada. Eles sabem que a palavra tem enorme poder, que pode ser perdido se for utilizada banalmente.
   Por isso, pense positivo, fale positivo e aja positivamente. Isto ajudará a transformar a sua vida para melhor!
   “Tudo que existe sobre a face da terra, é resultado da forma pensamento. Uma ponte, um prédio, uma cadeira tem a sua origem no pensamento, que é colocado em ação e toma forma. A isso, damos o nome de forma – pensamento”!
   Portanto, estejam sempre atentos aos vossos pensamentos, pois eles se refletirão em sua vida proporcionando prazeres ou desprazeres, realizações ou frustrações.
   Orai e vigiai constantemente! Mas atenção, além da necessidade de estarem atentos aos vossos próprios pensamentos e sentimentos, é preciso também atentar quanto aos pensamentos e sentimentos alheios! Isso porque pensamentos de raiva, ciúmes, inveja, cobiça e competição podem nos afetar diretamente, nos vampirizar, principalmente, quando estamos com a energia baixa.
   Então como lidar com essas energias negativas?
   É preciso ter consciência de que elas existem, só assim é possível combatê-las. Alem disso, é preciso elevar o padrão energético para poder rebater tais energias nocivas.
   Quando a mente está impregnada por sentimentos ruins, gera um desgaste de energia e, conseqüentemente, acaba afetando o físico, gerando depressão, angústia e doenças psicossomáticas, que se não tratadas devidamente, acaba interferido na produtividade pessoal, profissional e afetiva.
   Preste mais atenção aos seus pensamentos e ouça mais as suas próprias palavras. Ao perceber que está pensando ou dizendo algo negativo, faça a substituição imediatamente, colocando pensamentos ou palavras positivas no lugar.
   Quando você está ouvindo o rádio e toca uma música que você não gosta, você não muda de estação? Então, adote esse mesmo procedimento em sua vida. Sintonize-se apenas com que é bom, saudável e prazeroso. Você notará uma atmosfera muito mais agradável ao seu redor e em sua vida.
   Vale a pena tentar! Você ficará surpreso com o fato de como um simples pensamento pode transformar a sua vida para muito melhor.
                                                                                                                                          Miguel Hadad

Espaço Esotéryc


Tel: (11) 3875-4992


www.esoteryc.com.br


quinta-feira, 19 de novembro de 2009

"Qualidade de Vida"!

Hoje  vou dar algumas dicas saudáveis para melhorar a qualidade de vida.


. Adote a regra dos 80%: servir-se menos 20% da comida que ia ingerir. Evita transtornos gastrintestinais, prolonga a vida e reduz o risco de diabetes e ataques de coração.

. Mastigue os vegetais por mais tempo. Isto aumenta a quantidade de químicos anti-cancerígenos liberados no corpo. Mastigar libera sinigrina. E quanto menos cozidos os legumes, melhor o efeito preventivo.

. Troque o pãozinho tradicional pelo pão integral que tem quase 4 vezes mais fibra, 3 vezes mais zinco e quase 2 vezes mais ferro que tem o pão branco.

. Faça refeições coloridas como o arco-íris. Comer uma variedade de
vermelho, laranja, amarelo, verde, roxo e branco em frutas e verduras, cria uma melhor mistura de antioxidantes, vitaminas e minerais.

. Coma com freqüência molhos de tomates que contém licopeno, um antioxidante que ajuda a inibir e ainda reverter o crescimento dos tumores, especialmente os da próstata. Além de conter ácido gama-aminobutírico, que pode abaixar a hipertensão. Uma porção de tomate por dia abaixa o risco de doença coronária em 30%.

. Reorganize a geladeira. Verduras contém flavonóides que combatem o câncer. Mas quando colocadas em qualquer lugar de sua geladeira perdem substâncias nutritivas, porque a luz artificial do equipamento destrói os flavonóides. O ideal é colocá-las na última bandeja da geladeira.

. Não descasque os vegetais e as frutas com antecedência, corte e descasque na hora em que forem consumidos. Isso aumenta os níveis de nutrientes contra o câncer.

. A semente de girassol e as sementes de gergelim nas saladas e cereais são nutrientes e antioxidantes. Sementes de Linhaça auxilia a perder peso, pois elimina o colesterol de forma rápida, tendo também efeitos benéficos contra a aterosclerose. Atua ainda no sistema digestivo, nervoso, imunológico, cardiovascular, doenças inflamatórias, diabetes, retenção de líquidos, melhora as condições da pele e do cabelo e aumenta a vitalidade física.

. Coma nozes entre as refeições para reduzir o risco de diabetes.

. Prefira o chocolate amargo que contém fonte de ferro, magnésio e potássio. Aliás, o chocolate ajuda na produção de endorfina.

. Salpique canela no café (mantém baixo o colesterol, e estáveis os níveis de açúcar no sangue).

. Com esse tremendo calor que tem feito, transpiramos excessivamente, perdendo água e eletrólitos (sódio, potássio, magnésio e cloro), e podemos ficar desidratados. Isso acarreta na diminuição do volume sangüíneo em cada bombeamento feito pelo coração.

. Precisamos repor o líquido no organismo…e nada melhor do que um suco, pois além de gostoso, é facilmente absorvido pela corrente sanguínea suprindo o organismo com uma infinidade de nutrientes vitais e elementos digestivos.

. Os sucos são absorvidos pelas células em torno de 15 minutos após a ingestão. Por isso, devemos cultivar o hábito de tomar suco diariamente.
Selecionei alguns sucos eficazes:

- Suco de Laranja: Tomar um copo de suco de laranja diariamente, ajuda a aumentar o ferro, cálcio, iodo, fósforo, potássio, sódio, cloro, ferro e vitamina C. Reduz em 30% o risco de câncer de pulmão, tonifica o sangue, previne a fadiga cerebral, combate infecções, facilita a digestão, previne escorbuto, ajuda a baixar a febre, reconstitui pele e tecidos danificados e mantém a integridade das células sangüíneas.
   Sucos cítricos contem flavonóides, que ajudam a desintoxicar o organismo.
- Suco de Limão: ajuda a fortificar os vasos capilares, as células dérmicas, os tecidos, artérias e vasos. É excelente para anemia, resfriados, tosse e constipações.
   O suco de ½ limão em 1 copo de água, tomado em jejum em dias alternados, ajuda a manter o intestino regular.
- Suco de Maçã: estimula músculos e nervos, ajuda a eliminar ácido úrico, ajuda a reduzir o colesterol, favorece o funcionamento do fígado e a digestão e tem propriedades laxantes.
-: Suco de Maracujá: Ajuda a combater o ácido úrico, aumenta o funcionamento do intestino, e é recomendado nos casos de: distúrbios da bexiga, próstata, fígado e infecções urinárias. Atua ainda como um sedativo suave.
- Suco de Melancia: é rico em vitamina “A”, potássio, minerais e clorofila. Ajuda a melhorar o fluxo dos rins e bexiga, é útil nos casos de artrite, constipação, problemas de pele, próstata e retenção de líquidos.
- Suco de Melão: útil nos problemas de pele, distúrbios nervosos, é laxante, rejuvenesce os tecidos, e aumenta a produção de urina.
- Suco de Morango: Ajuda a baixar a pressão sangüínea, aumenta a eliminação do ácido úrico, eleva a produção de urina, laxante e muito útil nos casso de distúrbio renal, reumatismo e problemas de tireóide.
- Suco de Uva: melhora o funcionamento do fígado, intestino, o fluxo de urina, e muito útil nos casos de: câncer, reumatismo, gota, problemas de pele e indigestão.
- Suco de Abacaxi: bom para dor de garganta, bronquite, diminui as placas de muco, regulariza a acidez normal do estômago, ajuda no funcionamento dos rins e útil ainda nos casos de: resfriados, gota, piorréia e excesso de peso. Com umas folhinhas de hortelã, fica inda mais gostoso e refrescante.
- Suco de Cenoura: Excelente fonte de beta-caroteno, que o corpo converte em vitamina “A”, além de conter várias outras vitaminas e microelementos. É útil nos casos de: acne, asma, distúrbios visuais, cataratas, distúrbios de pele, fraqueza muscular, artrite, problemas de bexiga, fígado, úlceras e câncer.
- Suco de Beterraba: É útil para anemia, ansiedade, fadiga, neurite, problemas de pele, fígado e bexiga, fraqueza circulatória, controle da pressão arterial, distúrbios menstruais, renais, menopausa, formação do sangue e purificar o organismo. Por ser muito ativo, o suco deve preferencialmente, ser misturado com cenoura, maçã ou pepino.
- Suco de Pepino: O interior do pepino é 5° C mais fresco do que a temperatura externa, por isso, é considerado indispensável para as bebidas de verão. É útil para aumentar a flexibilidade dos músculos, melhorar a elasticidade das células, combater as toxinas do organismo, fornecer energia aos nervos, eliminar o ácido úrico, e ajudar no tratamento da acne, distúrbios da pele, gota, pressão alta, febre, psoríase e herpes labial.
- Suco de Clorofila: Possui 103 nutrientes, entre vitaminas, proteínas e sais minerais que contém energia vital e traz benefícios indiscutíveis,.
   Além disso, a estrutura da molécula da clorofila, contida nos alimentos folhosos, é semelhante à molécula da Hemoglobina, contida no sangue. Por isso esse suco contém "energia vital", como a hemoglobina.
   O consumo diário de clorofila promove uma simbiose de nutrientes capazes de desintoxicar o corpo humano, aumentando a oxigenação celular e prevenindo as doenças do mundo moderno.
Como fazer o Suco de Clorofila:
   Bata no liquidificador 2 maçãs e extraia o sumo passando num coador de pano. Não coloque água, basta prensar a maçã com um pepino ou uma cenoura inteira para pressionar. Devolva o sumo ao liquidificador e acrescente aos poucos as folhas verdes comestíveis como:
- folha de abóbora - folha de batata-doce - couve - chicória - acelga - alface - agrião - hortelã — capim-limão ou outra que desejar. O objetivo é extrair o sumo verde, portanto você pode usar qualquer folha verde comestível que tiver em casa. Acrescente uma xícara de Girassol germinado. Coe novamente num coador de pano para retirar as fibras, assim, a clorofila pode ser mais bem absorvida.

Bem, agora vamos para algumas outras dicas que ajudam a melhorar a qualidade de vida:
- Lave sua escova de dente quatro vezes por semana com água quente, e troque-a regularmente. As escovas podem espalhar gripes, resfriados e outros germes.
- O uso de fio dental pode acrescentar seis anos a sua idade biológica porque remove as bactérias que atacam aos dentes e o corpo.
- Evite mastigar chicletes. Acreditem ou não, uma pesquisa deu como resultado que as pessoas que mastigam chicletes têm mais possibilidade de sofrer de arteriosclerose, pois tem os vasos sanguíneos mais estreitos, o que pode preceder a um ataque do coração.
- Faça atividades que estimulem a mente e fortaleçam sua memória, como quebra-cabeças, palavras-cruzadas, xadrez, leituras, em fim, alguma habilidade nova.
   Pratique atividades físicas, que além de eliminar as calorias, faz bem para a mente. Os exercícios físicos produzem “Endorfina”, que relaxa e da prazer, despertando uma sensação de euforia e bem-estar.
   A endorfina é uma substância química utilizada pelos neurônios na comunicação do sistema nervoso. É um hormônio, uma substância química que, transportada pelo sangue, faz comunicação com outras células.
   Sua denominação se origina das palavras "endo" (interno) e "morfina" (analgésico).
Vejamos os principais efeitos das endorfinas:
. Melhoram a memória;
. Melhoram o estado de espírito (bom humor);
. Aumentam a resistência;
. Aumentam a disposição física e mental;
. Melhoram o nosso sistema imunológico;
. Bloqueiam as lesões dos vasos sanguíneos;
. Têm efeito anti-envelhecimento, pois removem superóxidos (radicais livres);
. Aliviam as dores.

- Ria.  O riso é uma excelente terapia! As pessoas bem-humoradas são geralmente pessoas felizes, gozam de boa saúde e têm vida longa.
   O riso age sobre grande parte dos sistemas do organismo, atuando no cérebro sobre o hipotálamo, liberando também no organismo a endorfina.
   Uma boa gargalhada é um mini exercício físico: 100 a 200 gargalhadas equivalem a 10 minutos de corrida.
   A alegria e o riso também ajudam a emagrecer. Isto mesmo! Para rir, acionamos 28 músculos da face, queimando de 10 a 11 calorias. Rir, com certeza é o melhor remédio!
- Ter um animal de estimação ajuda a diminuir o estresse, relaxa e abaixa a pressão arterial.
- Cultive pensamentos positivos. Pessoas otimistas podem viver até 12 anos mais que os pessimistas.
- Pratique yoga, meditação e relaxamento, isso ajuda a manter a mente e o físico em equilíbrio. Massagens terapêuticas, em especial o “Shiatsu, auxiliam a eliminar a tensão e a manter o bom funcionamento do organismo”. O mesmo se aplica à Acupuntura.
- A Cromoterapia e o Reiki são excelentes técnicas para reabastecer os chacras, limpar a aura, combater o estresse, a depressão, acalmar e aumentar a imunidade física e energética.
- Fortaleça a sua espiritualidade, através da fé, orações, salmos ou outros meios. O importante é estar conectado a Deus e ao plano superior!
- Seja sociável. Pessoas com fortes laços sociais ou redes de amigos têm vidas mais saudáveis que as pessoas solitárias ou que só têm contato com a família.
- E finalmente, desenvolva o auto-conhecimento. Aqueles que priorizam o “ser” sobre o “ter”, têm 35% de probabilidade de viver mais tempo.
   Há diversas técnicas que auxiliam no processo do auto-conhecimento, como: psicoterapia, psicanálise, astrologia, numerologia e inclusive, o tarô. Por outro lado, há também várias técnicas para se trabalhar os desequilíbrios emocionais, como: terapias florais e aromaterapia, por exemplo.
   Em fim, o Universo nos oferece uma vasta gama de recursos para melhorarmos em todos os aspectos e, estão todos à nossa disposição. Nós só precisamos ter consciência, orientação adequada e iniciativa!
   E  falando em iniciativa….o que você tem feito pra melhorar a sua vida, para progredir, prosperar, se realizar no amor ou em outros setores? Nada cai do céu. É preciso se mexer, reagir, acordar para a vida..Sem medo de ser feliz! Lutar pelas conquistas é um direito seu. Viver bem e feliz...é obrigação!
   Se você sente que falta ago em sua vida, ou que simplesmente as coisas não fluem para você. Procure saber a razão disso e tenha coragem de mudar a sua vida
   Não deixe passar mais um ano em sua vida, para depois concluir que foi mais uma vez em vão! Nada muda se você não mudar! Comece agora a se programar para um novo ano…Faça de 2010 o seu ano, um ano de muitas conquistas!

Maria Barthaly
Espaço Esotéryc


Tel: (11) 3875-4994


www.esoteryc.com.br


sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Como vencer a solidão?

   Para a maioria das pessoas é muito difícil lidar com a solidão!

   Há vários tipos de solidão:

. A solidão com esperança - aquela que lá no fundo, a pessoa sabe que um dia encontrará a sua alma gêmea, aquela pessoa que se está buscando, sabe-se lá em quantas encarnações!
. A solidão, desprovida de fé esperança num possível relacionamento.
. A solidão a dois - é aquela solidão que mesmo se estando com alguém, a pessoa se sente sozinha, não amada, não compreendida, em fim vazia!
. A solidão, que ao meu ver, é a pior de todas, aquela em que a pessoa parece esquecer de si mesma….se abandona, não vive, apenas sobrevive.
   Mas porquê será que as pessoas tantas e tantas vezes se deparam com a solidão?
   Bem há várias razões para isso:
. Medo de entregar-se totalmente, de perder o controle sobre as emoções.
. Medo em não ser correspondida, de ser rejeitada.
. Dificuldade para se entregar, para amar ou demonstra amor.
. Dificuldade em receber amor.
   As decepções vividas anteriormente podem tornar a pessoa fragilizada para tentar se relacionar novamente. Criam feridas na alma, que geralmente, são difíceis de cicatrizar. E, por meso de mexer nessa ferida, acaba criando em torno de si, um escudo defensivo, impedindo, ou no mínimo, dificultando a aproximação das pessoas.
   Tem gente que prefere ficar esperando por um príncipe ou princesa encantada, ou seja, fica idealizando a pessoa que deseja como companheiro, companheira. Mas no fundo, tem medo de descobrir que a princesa ou o príncipe pode se transformar num sapo, preferindo ficar cultivando o mito da pessoa perfeita. Mas ninguém é perfeito!
   Alguns preferem ficar no amor platônico, não investem na relação, devido à timidez, insegurança e baixa auto-estima. E assim, acabam ficando sozinhas, sem viver um grande amor e deixando a vida e a oportunidade passar!
   É preciso criar possibilidades para conhecer pessoas interessantes, sair de casa, aparecer, pois quem não é visto não é lembrado. É essencial estar aberto para novos relacionamentos, pois a vida está aí para ser vivida!
  Quantas vezes a gente ouve: Eu estou afim de tal pessoa, mas é muita areia pro meu caminhãozinho!
   Na realidade, só há uma forma de saber se vai dar certo…é tentando! E pior do que levar um fora, é se acovardar e não lutar pelo que se quer! Se você lutou e não conseguiu, você fez a sua parte, e mais tarde, não vai se cobrar por isso!
   Jamais devemos nos esquecer; de que cada obstáculo que surge em nosso caminho; nos traz a oportunidade de crescermos, de evoluirmos e de mudarmos para melhor!
  Ganhar e perder faz parte da vida e mesmo que se perca algumas vezes, se ganha em experiência…
   Pior do que perder um amor é nunca ter vivido um grande amor! E falando em grande amor, você sabe onde está a sua alma gêmea? Pode estar ao seu lado no trabalho, na escola, ao lado da sua casa…portanto preste mais atenção. Idealize menos e observe mais!
   E se você ainda não encontrou a sua alma gêmea, faça por acontecer! Trabalhe os seus karmas, resolvas seus problemas emocionais e espirituais que lhe impedem de se realizar no amor! Talvez sejam decorrentes de vidas passadas…
   Não cultive a solidão. Não se isole, pois você não é uma ilha. Todo mundo precisa de alguém, de uma companhia.
   Você é livre para fazer suas escolhas e é responsável por elas.
   Relacionar-se ou não, está em suas mãos. Só depende de você. E se você deseja realmente, do fundo do coração encontrar um parceiro legal, lembre-se de que deve estar aberto para isso. Acredite, você pode e merece encontrar alguém especial!
   Não desperdice as suas oportunidades, pois o tempo perdido não volta. Abra as portas do seu coração e deixe o amor entrar. Quando você realmente estiver preparada para isso, verá que o Universo conspirará a seu favor!
   Mas, enquanto esse amor não chega, procure fazer coisas que preencham o seu tempo, saia, passeie, viaje, se divirta, estude, faça algum curso do seu interesse, faça academia, leia bons livros e, acima de tudo, ame-se muito. Assim, além de ocupar os espaços vazios, você estará se preparando emocionalmente para a chegada desses alguém especial tão desejado.
   Lembre-se: “Querer é poder!”
   Sorria para ávida e seja feliz.  Boa Sorte!

Maria Barthaly

Espaço Esotéryc

Tel: 3875-4992
http://www.esoteryc.com.br/


HIPNOSE

   Devido ao grande interesse do público em saber sobre hipnose, hoje vou abordar um pouco esse tema e esclarecer as dúvidas mais freqüentes.


O que é a hipnose?
R: É um estado alterado de consciência onde abordamos o inconsciente.

. Como funciona a hipnose?
R: Através do relaxamento é feito a indução em diversas etapas (Alpha, Beta, Gama, Delta e Teta), dependendo da necessidade. Uma vez que a pessoa esteja em estado ideal de relaxamento, acessa-se o inconsciente, trabalhando-se o que for necessário?

. Qual a utilidade da hipnose?
R: A hipnose é muito útil em casos de: traumas, fobias, recalques, pânico, insegurança, ansiedade, depressão e doenças psicossomáticas.

. Não há perigo em se fazer uma hipnose?
R: Geralmente não. Mas alguns cuidados são tomados. Primeiramente é feito uma anamnese (entrevista) com a pessoa, para avaliar o seu estado físico, como hipertensão, doenças cardíacas, cirurgias recentes e etc.

. A pessoa se recorda do que ocorreu durante a sessão de hipnose?
R: Nem sempre. O terapeuta controla o que o paciente deve recordar, de acordo com a necessidade de cada um.

. Qual o tempo de duração de cada sessão?
R: É de aproximadamente 1 hora.

. Quantas sessões são necessárias?
R: Depende cada caso é um caso, em média duas sessões por semana, para dar tempo para o paciente elaborar o processo.

. E quanto à Regressão, como funciona?
R: É uma seqüência da hipnose.

. Qual a diferença de Regressão de Memória e a de Vidas Passadas?
R: Na Regressão de Memória, trabalha-se à vida atual, chegando-se até a faz intra-uterina. Na TVP, ou Terapia de Vidas Passadas, chega-se até outras encarnações, vividas pelo paciente, (sexo, local, profissão e etc).

. Qual o objetivo em se trabalhar com Regressão?
R: A regressão proporciona um melhor entendimento sobre dificuldades vividas pelo paciente, como: dificuldades em relacionamentos, timidez, inseguranças, gagueira, doenças psicossomáticas (sem causas aparente), traumas, fobias, pânico e etc. Situações registradas em sua memória celular ou genética.

. O que é Memória Celular?
R: É o registro que trazemos em nossas células. Parte-se do princípio que as células possuem memórias que vão se somando através de todas as encarnações.

. Qual o tempo de duração?
R: É de aproximadamente 02 horas na primeira sessão, e menos nas demais.

. Não há perigo da pessoa não voltar do estado de regressão?
R: Não. A pessoa fisicamente não vai a lugar nenhum. Ela se manterá em estado de profundo relaxamento acessando o seu inconsciente e trazendo todas as informações necessárias para o seu tratamento, conscientização e evolução.

Miguel Hadad

Espaço Esotéryc

Tel: (11) 3875-4992
http://www.esoteryc.com.br/


Uma viagem literária à Arábia!

   Que tal uma paradinha para refletir? Refletir sobre você, sobre sua vida, e sobre tudo de bom que existe ai, dentro desse coração!

   Saiba que você é uma pessoa maravilhosa, uma centelha divina. Capaz de fazer muita coisa boa, porque em seu coração há uma reserva de bondade, de amor, de vontade e de desejo em ser útil e de expressar todos os sentimentos positivos que estão presentes em seu interior!
   Talvez você só precise de um pouco mais de confiança para realizar os seus desejos e de oportunidades para mostrar ao mundo tudo de bom que você é capaz de realizar. Mas para isso, você precisa aprender a buscar a cada minuto de seus dias, motivos de alegrias, de satisfação e de esperança! Não se deixe abater pelas adversidades da vida, ao contrário, aprenda a superá-las e, principalmente a superar-se!
Escolha ser feliz, e faça de tudo para tornar isso possível. Adote uma atitude otimista, com pensamentos positivos e com entusiasmo para seguir em busca de seus sonhos, de seus ideais! Não importa o quanto eles ainda estão distantes da realidade….Afinal, os seus sonhos fazem parte de você, e só você pode sonhá-los!
   Viva a vida com amor, com prazer, com fé…e antes de mais nada, aprenda a abençoar-se diariamente…para que a vida, o universo e Deus possam também lhe abençoar e lhe trazer prosperidade e abundância!
   É muito importante cultivarmos alegria, otimismo e pensamentos positivos. Quando a mente é disciplinada para ver o lado bom das coisas, passa naturalmente a ver o lado bom também nas pessoas, nas situações e em si mesma. Além de sintonizar-se com as boas energias que governa todos o nosso Universo, também adquiri mais autodomínio e confiança!
   Observe, que os seus pensamentos negativos, sempre traz uma sensação e experiência desagradável, até mesmo a nível físico, enquanto, que os positivos, traz uma agradável sensação de bem-estar!
   Por isso, passe a observar os seus pensamentos. Se um pensamento negativo surge, substitua-o imediatamente por um pensamento positivo ou por um mantra. O hábito e observar a mente, ajuda a trazer calma e quietude.
   Hoje em dia há um grande número de estímulos negativos e notamos isso claramente quando lemos um jornal, assistimos a um noticiário e até mesmo observando o dia-a-dia das pessoas. Violência, desemprego, assaltos e por ai vai….Isso tudo, pode influenciar a mente e tirá-la do equilíbrio. É preciso aprender a conviver com isso! Não quero dizer que devemos ser alienados, mas que devemos procurar não impregnar a nossa mente com pensamentos e sentimentos desagradáveis. Especialmente, os pensamentos e sentimentos de raiva, mágoa e rancor, que são um grande veneno para si mesmo!
   Diz uma linda lenda árabe que dois amigos viajavam pelo deserto e em um determinado ponto da viagem, discutiram.
   O amigo ofendido, sem nada dizer, escreveu na areia:
   HOJE, MEU MELHOR AMIGO ME BATEU NO ROSTO.
   Seguiram e chegaram a um oásis onde resolveram banhar-se.
   O que havia sido esbofeteado começou a afogar-se sendo salvo pelo amigo. Ao recuperar-se pegou um estilete e escreveu numa pedra:
   HOJE, MEU MELHOR AMIGO SALVOU-ME A VIDA.
   Intrigado, o amigo perguntou: Por que depois que te bati, você escreveu na areia e agora que te salvei, escrevestes na pedra?
   Sorrindo, o outro amigo respondeu: Quando um grande amigo nos ofende, devemos escrever na areia onde o vento do esquecimento e do perdão se encarregam de apagar.
   Porém quando nos faz algo grandioso, devemos gravar na pedra da memória e do coração; onde vento nenhum do mundo poderá apagar.
   Ao meu ver, essa lenda contém de muita sabedoria!
   A mente é a responsável por fazer com que muitos considerem a vida uma constante batalha, nada fácil ou feliz! Não importa o que uma pessoa adquiriu ou possui, seus próprios pensamentos podem lhe fazer sentir-se infeliz.
   Muitas pessoas pensam: “Se eu pelo menos tivesse aquilo, eu seria feliz...” E mesmo que elas consigam aquilo, nada fica melhor, porque a condição da mente permanece a mesma. A única coisa que pode ser melhorada é a mente.
   Através do controle de seus pensamentos você controla sua vida, porque muda à sua atitude diante os acontecimentos. No mínimo, pode parar de sofrer e se tornar mais contente.
Se você deseja ser mais próspero, saudável, tranqüilo… você precisa disciplinar sua mente e escolher pensar positivamente. Pensando, desejando e agindo corretamente poderá atrair o que deseja e se tornar muito mais feliz.
   Crie o hábito de ser mais alegre! Descubra a alegria nos momentos e situações, por mais simples que sejam e compartilhe isto com os outros, em seus pensamentos, palavras e ações. Perceba os benefícios para você e para os outros quando você propaga bom humor e alegria ao seu redor.
   A alegria e o bem estar, são frutos do autocontrole, de uma atitude positiva, do sentimento de gratidão, do entusiasmo, de se encantar com as pequenas coisas da vida, de estar presente no momento presente e de desfrutar a vida.
   A propósito, aproveito para citar uma frase de Mahmud Taimur:
   Ouvi um homem dizer: Se gozasse da saúde do corpo e da lucidez da mente, poderia realizar grandes obras e conquistar grandes vitórias.
   Fiquei a meditar nessas palavras, e pareceu-me que resultavam duma lógica invertida, e que seu autor deveria, antes, ter dito:
   Se eu estivesse trabalhando numa obra em que acreditasse, e se procurasse conquistar grandes vitórias, gozaria da saúde do corpo e da lucidez da mente.
   Tem uma outra frase de Al-Ghazzali, que eu gosto muito, que diz o seguinte:
   “Vive como quiseres: és mortal. Ama o que quiseres: um dia terás que abandoná-lo. Faze o que quizeres: receberás o equivalente àquilo que terás feito.”
   Por isso, é sempre bom buscar ajuda, quando não se consegue, sozinho, enxergar uma saída para seus problemas, ou a famosa, luz no final do túnel!
   Algumas pessoas diante dos problemas agem, vão à luta e encontram uma saída satisfatória, enquanto outras, se intimidam ou ficam paralisadas, aumentando assim, ainda mais os seus problemas!
   Certa vez, perguntaram a um sábio qual é a coisa mais difícil do mundo. Respondeu: Aconselhar-se a si próprio.
   Retrucaram: E qual a mais fácil ?
   Respondeu: Aconselhar os outros.
   E para um bom aconselhamento, nada melhor do que uma boa leitura com o Tarô! Já que ele aborda todos os setores da vida da pessoa, como: trabalho, finanças, família, amor, relacionamentos, saúde, amizades, inimigos ocultos e declarados, energia, espiritualidade, karma e muito mais….
   Uma das muitas explicações para a misteriosa palavra Tarô é a sua origem, extraída das palavras egípcias Tar, (significa Caminho) e Ro (significa Real). Juntas, lê-se “O Caminho Real da Vida” ou “A Estrada Real”.
   A leitura com o Tarô é para muitos, um meio para “adivinhar” ou prever o futuro, mas na realidade, representa muito mais do que isso.
   Os Arcanos, lâminas ou cartas são um importante instrumento de acesso ao inconsciente do ser humano, e muito contribuem para o processo de auto-conhecimento. Razão pela qual, consideramos o Tarô, também como Instrumento Terapêutico, porque não só analisamos cada setor da vida da pessoa, como também e principalmente, como ela lidada com isso. A partir desta análise, são dadas as devidas orientações!
   Através da consulta, podemos analisar como a pessoa age e reage diante de determinadas situações em sua vida, já que o Tarô traz à tona os seus conteúdos inconscientes, como: os medos, sentimentos, emoções e expectativas relacionadas às situações.
   Muitas pessoas se intimidam e se acovardam diante de alguns problemas…estão tão resignadas ou acostumadas com o seu papel de vítima…que acabam nada fazendo para reverter a situação! Como dizia Khalil Gibran: O prisioneiro que tem a porta do seu cárcere aberta e não se liberta, é um covarde.
E é desta forma, que procuramos fazer com que a pessoa compreenda o seu próprio comportamento diante das situações da vida, e lhe apontamos um meio, um caminho, para que ela possa atingir o seu equilíbrio interior e encontrar a melhor saída para os seus problemas, dificuldades ou conflitos, sejam nos aspectos físico, material, afetivo ou espiritual. Em fim, um meio pra que ela possa relacionar-se melhor consigo mesma e com o mundo!
   O Simbolismo do Tarô é muito rico! As descobertas arqueológicas da humanidade sempre trouxeram à tona representações simbólicas comuns aos seres humanos, independentemente de sua época ou cultura.
   O psiquiatra suíço Carl Gustav Jung, criador do conceito de psicologia analítica, foi o primeiro a aprofundar-se no estudo destes símbolos, denominando-os de manifestações do “inconsciente coletivo” da espécie humana. De acordo com Jung, o consciente e o inconsciente existem num estado profundo de interdependência recíproca, e o bem-estar de um é impossível sem o do outro.
Jung, em seu trabalho com “loucos” e pessoas “neuróticas”, concluiu que a maior parte das formas de insanidade e desorientação mental eram causadas por um estreitamento da consciência, ou seja, quanto mais estreita e mais racionalmente focalizada fosse a consciência do homem, tanto maior seria o perigo de hostilização das forças universais do inconsciente coletivo e, conseqüentemente, o surgimento de doenças e desequilíbrios psicológicos.
   Jung considerou o tarô como uma excelente ferramenta para analisar e antecipar os padrões profundos do inconsciente coletivo, uma vez que os conceitos trazidos “‘a luz da consciência” pelas cartas do tarô, são comuns a todo ser humano.
   Podemos considerar o tarô como um meio simbólico que representa a jornada interior do ser humano em seu processo evolutivo, e as energias que ele mobiliza ao longo desse processo. O baralho completo do tarô é dividido em dois grupos: Arcanos Maiores ou Trunfos Maiores (22) e Arcanos Menores (56).
   De um modo geral, os Arcanos Menores representam o “eu exterior” (ou a personalidade do homem). Já os Arcanos Maiores simbolizam o reino secreto do “eu interior” (ou a individualidade).
   A psicologia Junguiana reconhece quatro funções básicas da consciência: a sensação, o sentimento, o pensamento e a intuição. Essas funções são relacionadas aos quatro naipes do tarô. Assim sendo, o naipe de Pentagramas representa a função da sensação, o das Taças está relacionado com o sentimento, o dos Gládios com o pensamento, e dos Bastões com a intuição.
   Os Arcanos Maiores ou Trunfos apresentam figuras humanas e objetos. Cada uma das figuras simboliza situações ou pessoas que fazem parte da história de qualquer ser humano. O Imperador simboliza a figura paterna, a Imperatriz está relacionada com o feminino maternal, a Lua simboliza o mundo das emoções e da intuição, o Papa representa o mestre espiritual interno e assim por diante.
   A propósito, já que hoje me inspirei no universo árabe para realizar essa matéria, aproveito para colocar uma interpretação muito interessante de Khalil Gibran, sobre o Louco, já que o Louco é um dos Arcanos do Tarô:
   “Perguntais-me como me tornei louco. Aconteceu assim:
   Um dia, muito tempo antes, de muitos deuses terem nascido, despertei de um sono profundo e notei que todas as minhas máscaras tinham sido roubadas – as sete máscaras que eu havia confeccionado e usado em sete vidas – e corri sem máscaras pelas ruas cheias de gente, gritando: “Ladrões, ladrões, malditos ladrões!”
Homens e mulheres riram de mim e alguns correram para casa, com medo de mim.
   E quando cheguei à praça do mercado, um garoto trepado no telhado de uma casa gritou: “É um louco!”. Olhei para cima, para vê-lo. O sol beijou pela primeira vez minha face nua e  minha alma inflamou-se de amor pelo sol, e não desejei mais minhas máscaras. E, como num transe, gritei: “Benditos, benditos os ladrões que roubaram minhas máscaras!”
   Assim me tornei louco. E encontrei tanto liberdade como segurança em minha loucura: a liberdade da solidão e a segurança de não ser compreendido, pois aquele que nos compreende escraviza alguma coisa em nós.”

   O Louco do escritor Gibran Khalil, obra da literatura árabe, é composto por várias parábolas a primeira intitulada “O louco” é uma das mais difundidas e retratam as muitas formas e conteúdos do “ser” ou “não ser” um “louco”. Não o Louco do Manicômio, mas sim, a do homem que não se incomoda com seus demônios diante de uma presença diferenciada daquele que é gregário e segue não os seus passos, mas o dos outros.
  
   Há uma outra sábia e conhecida fábula árabe diz que, certa vez, um sultão sonhou que havia perdido todos os dentes. Logo que despertou, mandou chamar um adivinho para que interpretasse seu sonho. O adivinho ouviu atentamente o sultão.
- Que desgraça, senhor! – Exclamou o adivinho.
E continuou:
- Cada dente caído representa a perda de um parente de vossa majestade.
- Mas que insolente! - Retrucou o sultão. Como te atreves a dizer-me semelhante coisa? Fora daqui.
O sultão chamou os guardas e ordenou que dessem cem chicotadas no adivinho.
Mandou então que trouxessem outro adivinho, e lhe contou sobre o sonho. O segundo adivinho, após ouvir o sultão com atenção, disse-lhe:
- Excelso senhor! Grande felicidade vos está reservada. O sonho significa que haveis de sobreviver a todos os vossos parentes.
A fisionomia do sultão iluminou-se num sorriso, e ele mandou dar cem moedas de ouro ao adivinho. E quando este saía do palácio, um dos cortesãos lhe disse admirado:
- Não é possível! A interpretação que você fez foi a mesma que o seu colega havia feito. Não entendo porque ao primeiro ele pagou com cem chicotadas e a você com cem moedas de ouro.
- Lembra-te meu amigo – respondeu o adivinho – que tudo depende da maneira de dizer.

   Essa é uma das razões para sempre buscar ajuda com um bom profissional que além de conhecimento sobre o Tarô, tenha ética, discernimento e habilidade para aconselhar!

   Aproveito para colocar uma outra frase de Khalil Gibran:    O importante para uma pessoa não são os seus sucessos, mas sim quanto os deseja.
   Eu concordo plenamente, pois é o desejo que leva a ação e a ação leva a realização!
   E para quem deseja agir, reagir e atingir os seus ideais, busque orientações através do Tarô, ou com o Baralho Cigano, Astrologia e Numerologia (pessoal, Empresarial e Kármica).
   Oriente-se e  tome as suas decisões com firmeza.
   E aproveite, pois 2010 já está chegando…e quanto antes você se preparar, mais cedo conquistará o que deseja! Você quer um ano melhor? Então comece agora a se preparar para isso.

   E aqui vai um outro provérbio Árabe, muito interessante:
Não digas tudo que sabes
Não faças tudo que podes
Não acredites em tudo o que ouves
Não gastes tudo que tem
Porque
Quem diz tudo que sabe
Quem faz tudo que pode
Quem acredita em tudo que ouve
Quem gasta tudo que tem
Muitas vezes
Diz o que não convém
Faz o que não deve
Julga o que não vê
Gasta o que não pode!

Vou passar agora um ritual árabe (um banho mágico) para atrair prosperidade financeira:
Você vai precisar de 2 litros de água, um ramo de salsa, uma colher de sopa de pó de canela, uma noz-moscada ralada, uma colher de chá de mel e uma colher de chá de gengibre ralado. Prepare o chá, deixe amornar e depois coe. Tome seu banho normalmente e depois jogue lentamente essa mistura sobre o corpo, sem enxágüe. Mentalize a prosperidade em sua vida.
Devolva para a natureza o material coado.

E finalmente, encerro essa matéria com uma bela oração árabe.
DEUS, NÃO CONSINTAS QUE EU SEJA O CARRASCO QUE SANGRA AS OVELHAS, NEM UMA OVELHA NAS MÃOS DOS ALGOZES.

AJUDA-ME A DIZER SEMPRE A VERDADE NA PRESENÇA DOS FORTES, E JAMAIS DIZER MENTIRAS PARA GANHAR OS APLAUSOS DOS FRACOS.

MEU DEUS ...SE ME DERES A FORTUNA, NÃO ME TIRES A FELICIDADE;

SE ME DERES A FORÇA, NÃO ME TIRES A SENSATEZ;

SE ME FOR DADO PROSPERAR, NÃO PERMITA QUE EU PERCA A MODÉSTIA, CONSERVANDO APENAS O ORGULHO DA DIGNIDADE.

AJUDA-ME A APRECIAR O OUTRO LADO DAS COISAS, PARA NÃO ENXERGAR A TRAIÇÃO DOS ADVERSÁRIOS, NEM ACUSÁ-LOS COM MAIOR SEVERIDADE DO QUE A MIM MESMO.

NÃO ME DEIXES SER ATINGIDO PELA ILUSÃO DA GLÓRIA, QUANDO BEM SUCEDIDO E NEM DESESPERADO, QUANDO SENTIR INSUCESSO.

LEMBRA-ME QUE A EXPERIÊNCIA DE UM FRACASSO

PODERÁ PROPORCIONAR UM PROGRESSO MAIOR.

Ó DEUS! FAZE-ME SENTIR QUE O PERDÃO É MAIOR ÍNDICE DA FORÇA, E QUE A VINGANÇA É PROVA DE FRAQUEZA.

SE ME TIRARES A FORTUNA, DEIXE-ME A ESPERANÇA.

SE ME FALTAR A BELEZA DA SAÚDE, CONFORTA-ME COM A GRAÇA DA FÉ.

E QUANDO ME FERIR A INGRATIDÃO E A INCOMPREENSÃO DOS MEUS SEMELHANTES, CRIA EM MINHA ALMA A FORÇA DA DESCULPA E DO PERDÃO.

E FINALMENTE SENHOR, SE EU TE ESQUECER, TE ROGO MESMO ASSIM, NUNCA TE ESQUEÇAS DE MIM!


Até a próxima, que Alá os proteja! Chucran. Namastê!

Maria Barthaly

Espaço Esotéryc

Tel: (11) 3875-4992

www.esoteryc.com.br




domingo, 8 de novembro de 2009

"COMO NÃO ADOECER!"

      Hoje, vou falar sobre atitudes que previnem a doença:   
      Se não quiser adoecer - “Fale de seus sentimentos”    Emoções e sentimentos que são escondidos, reprimidos, acabam em doenças como: gastrite, úlcera, dores lombares, dor na coluna.. Com o tempo a repressão dos sentimentos degenera até em câncer. Então vamos desabafar, confidenciar, partilhar nossa intimidade, nossos segredos, nossos pecados. O diálogo, a fala, a palavra, é um poderoso remédio e excelente terapia.
       Se não quiser adoecer - “Tome decisão”    A pessoa indecisa permanece na dúvida, na ansiedade, na angústia. A indecisão acumula problemas, preocupações, agressões. A história humana é feita de decisões. Para decidir é preciso saber renunciar, saber perder vantagem e valores para ganhar outros. As pessoas indecisas são vítimas de doenças nervosas, gástricas e problemas de pele.
       Se não quiser adoecer - “Busque soluções”    Pessoas negativas não enxergam soluções e aumentam os problemas.    Preferem a lamentação, a murmuração, o pessimismo. Melhor é acender o fósforo que lamentar a escuridão. Pequena é a abelha, mas produz o que de mais doce existe. Somos o que pensamos. O pensamento negativo gera energia negativa que se transforma em doença.  
       Se não quiser adoecer - “Não viva de aparências”    Quem esconde a realidade finge, faz pose, quer sempre dar a impressão que está bem, quer mostrar-se perfeito, bonzinho etc., está acumulando toneladas de peso... uma estátua de bronze, mas com pés de barro. Nada pior para a saúde que viver de aparências e fachadas. São pessoas com muito verniz e pouca raiz. Seu destino é a farmácia, o hospital, a dor.
       Se não quiser adoecer - “Aceite-se”    A rejeição de si próprio, a ausência de auto-estima, faz com que sejamos algozes de nós mesmos. Ser eu mesmo é o núcleo de uma vida saudável. Os que não se aceitam são invejosos, ciumentos, imitadores, competitivos, destruidores. Aceitar-se, aceitar ser aceito, aceitar as críticas, é sabedoria, bom senso e terapia.  
       Se não quiser adoecer - “Confie”    Quem não confia, não se comunica, não se abre, não se relaciona, não cria liames profundos, não sabe fazer amizades verdadeiras. Sem confiança, não há relacionamento. A desconfiança é falta de fé em si, nos outros e em Deus.                 
       Se não quiser adoecer - “Não viva SEMPRE triste!”    O bom humor, a risada, o lazer, a alegria, recuperam a saúde e trazem vida longa. A pessoa alegre tem o dom de alegrar o ambiente em que vive. “O bom humor nos salva das mãos do doutor”. Alegria é saúde e terapia.
 Texto do Dr. Dráuzio Varela.
       Nunca devemos realmente, desistir dos nossos sonhos, pois são eles que mantém viva a chama da esperança e que dá sentido para seguirmos em frente!  Se você aí meu querido leitor, tem realizado seus sonhos, ótimo! Se não tem, é preciso rever o que está faltando para você conseguir realizá-los!
       Como estamos nos aproximando do final do ano…agora é momento mais que oportuno para você fazer o balanço de sua vida, do que ganhou, do que perdeu, do que conseguiu e do que ainda falta para conseguir! Trace às suas metas de forma objetiva para que você possa de fato, alcançá-las! Não adianta ficar dando murro em ponta de faca, ou remar contra a maré! Se as coisas, não tem dado certo, não está fluindo….Mude! Tenha coragem para mudar tudo o que for necessário, só assim, você poderá sentir-se realizado!
       Não deixe passar mais um ano de sua vida em vão, afinal, o tempo não para! Veja se você tem energia suficiente e a garra necessária para construir os seus sonhos. Porque senão, você só vai ficar sonhando. Naturalmente, isso não é agradável.    Sonhe..sonhe sempre, mas sonhe com aquilo que realmente esteja ao seu alcance, pois, do contrário, o seu sonho poderá se tornar pesadelo. Não dê o passo maior do que a perna, pois o tombo poderá ser fatal. Mas também, não deixe de caminhar por fraqueza, medo, insegurança ou falta de motivação! Quando você achar que não pode mais caminhar, olhe para trás e veja o quanto já caminhou!
       Sabe lá Deus, o quanto você ainda terá ainda que caminhar…Mas, de qualquer forma, não faça do seu caminho, um caminho ainda mais árduo! Não se permita caminhar arrastadamente, mas caminhe com firmeza, com fé, com coragem! Ainda que você tropece pelo caminho ou caia, saiba que você poderá se levantar e continuar em frente, porque a vida traz altos e baixos, alegrias e tristeza e nós temos que aprender a lidar com isso. Afinal, é quando sentimos alguma dor, no mais íntimo de nosso ser, que a nossa Alma vai buscar os recursos para curar todas as nossas feridas. Feridas muitas vezes causadas pela dor da perda de um ente querido, pela separação da pessoa amada, pela falta de um emprego decente, pelas dificuldades financeiras, pela falta de harmonia na família, e por tantas outras razões….    A dor, a doença e o sofrimento, apesar de incomodar, serve para apontar, para sinalizar que algo não está bem. Seja em nosso corpo, em nossa mente, em nossa vida, em nossos comportamentos e, porque não dizer, até mesmo em nossa espiritualidade!    
      Sentimentos como mal humor, depressão, mágoa, rancor, medo e insegurança, adoece o corpo, a mente e o espírito, porque além das doenças psicossomáticas, temos as doenças psicoespirituais, aquelas que afetam a mente, a psique, deixando a pessoa completamente atordoada, passada, confusa e apática. Sintomas, estes, causados por encostos ou obessores, que geram distúrbios na forma de pensar, sentir, falar e caminhar. Além, das magias, feitiço, inveja e vampirismo, que sugam a energia da pessoa e atrasam a sua vida!    Tudo isso acaba afastando a pessoa de sua evolução, na medida em que ela se afasta da fé em si mesma, da fé em Deus e da fé na vida! 
       A fé traz luz, otimismo e bem-estar. Há vários fatores que podem levar uma pessoa a um retrocesso na vida. É preciso analisar cuidadosamente cada setor da vida para saber o que está errado.    Só assim a pessoa poderá sair da condição de vítima e passar para a de vitoriosa!    É preciso sair da acomodação…da resignação. Não devemos nos acomodar nem com as coisas boas, que dirá com as ruins! Se você está vivo… não vegete! E lembre-se sempre de viver por prazer, e não viver por viver! 
       Problemas fazem parte da vida. O importante é aprender a lidar com eles. Os problemas são como ervas daninhas, que se não cortados pela raiz, acabam se alastrando, e muitas vezes tomam uma proporção tão grande, que se tornam assustadores ou paralisantes. Mas veja bem: Para tudo há uma solução! Basta você buscar um meio de resolver. Afinal, do que adiantaria nos serem dados problemas, se não nos fossem dadas às soluções!    Faça do velho problema, algo já superado!    Faça do novo problema, um novo desafio!    Some todos os seus atuais problemas, e perceba que há inúmeras possibilidades de resolvê-los! 
     Não se queixe pelas pedras encontradas em seu caminho, ao invés disso, use-as a seu favor!    As pedras, são apenas pedras e cada um as enxergam, e as utilizam, de uma maneira diferente:
O distraído tropeça nela;
O bruto, a usa para tirá-la em alguém;
O construtor a usa para construir;
A camponesa a usa para sentar;
Os meninos as usam para brincar;
Drummond a usou como poema;
Davi a usou para matar Golias;
Michelangelo extraiu-lhe a mais bela escultura.
      A diferença não estava na pedra, ma sim no homem!    Não existe pedra no seu caminho que você não possa aproveitá-la para o seu próprio crescimento!  
      Portanto, se você não está conseguindo contornar as pedras do seu caminho, e deseja trilhar um caminho melhor, nos procure para uma orientação através do Tarô, Baralho Cigano, Astrologia e Numerologia. Aproveite e faça a sua previsão para 2010!    Comece agora a se preparar para um o novo ano, através de nossos rituais e simpatias para abertura de caminho, proteção, descarrego, purificação e energização para prosperidade e amor!
      Nós damos a ajuda e o suporte que você precisa para vencer todas as suas dificuldades. Afinal, temos mais de 20 anos de experiência em psicoterapia, esoterismo, terapia holística e espiritualidade! Atendendo sempre com profissionalismo, ética, atenção e carinho que você merece!
        No Espaço Esotéryc você encontra tratamentos com Reiki, Aromaterapia, Florais, Acupuntura, Cromoterapia, Relaxamento, Regressão de Memória e de Vidas Passadas.    E você poderá também adquirir; o Cd exclusivo de relaxamento, elaborado e gravado por mim, com técnicas direcionadas para combater insônia, depressão, estresse, síndrome do Pânico e ansiedade. Um cd criado para fazer diferença na sua vida e na vida de quem você ama. Uma ótima opção para presente!  
      Nosso lema é: dar o nosso melhor; para você atingir o seu equilíbrio: físico, emocional, energético e espiritual!    Se você precisa de ajuda ou orientação, entre em contato. O telefone do Espaço Esotéryc, onde você poderá agendar a sua consulta ou tratamento conosco é (11) 3875-4992 e o site: http://www.esoteryc.com.br/
Namastê!
Maria Barthaly