sábado, 9 de abril de 2011

Como lidar com os problemas?

   Hoje vamos falar sobre Problemas e Soluções!

   Problemas, todo mundo tem…A diferença está na maneira como cada um lida com eles!
   Como dizia Albert Einstein: “A felicidade não se resume na ausência de problemas, mas sim na sua capacidade de lidar com eles”.
   Tem problemas, probleminhas e problemões. Mas, o maior problema consisite em como resolvê-lo!
   Certas pessoas fazem uma tempestade num copo d’água, mediante qualquer problema, por menor que seja, desmontam, entram em pânico... se desestruturam totalmente!
   Já outras, diante de um problemão…agem com tranquilidade. Encaram numa boa, acreditam que no fim, dará tudo certo!
   Algumas, acreditam que os problemas fazem parte da vida, e que são, graças a eles, que as soluções aparecem! Por que não dizer, são pessoas que adoram resolver problemas…e quanto mais difíceis, melhor! Agem como se estivessem montando um quebra-cabeça!
   Se sentem estimuladas diante dos desafios! Tem prazer em resolvê-los!
   Outras, não podem nem pensar na palavra “problema”, se recusam a imaginar que eles possam surgir…sofrem por antecipação!
   Enquanto outras…agem como se eles não existissem, ignoram os já existentes e os que, por conseqüência, vão surgir! São completamente alienadas…parece que vivem no mundo da Lua!
   Algumas se torturam em busca de uma solução. Esquentam a cabeça pra caramba…ficando no final, esgotados, estressados, sem nada resolver!
   Mas, o interessante, é que são justamente os problemas, que na maior parte de nossa vida nos fazem aprender, crescer, evoluir, buscar, mudar, não se acomodar, etc.
   Na realidade, os problemas representam um convite, ou uma possibilidade para a mudança. Nos mostra que somos capazes de encontrar uma saída ou solução! Vistos desta forma, os problemas não são obstáculos, mas sim… oportunidades ímpares de superação e evolução.
   Os nossos maiores problemas não estão nos obstáculos do caminho, mas na escolha da direção errada.
   Mas como lidar com os problemas?
   Primeiramente, tenha consciência deles! Fechar os olhos para os problemas, não faz com que eles deixem de existir. Se o problema existe, é preciso enfrentá-lo, até porque se ele existe em sua vida, é para lhe apontar algo e principalmente, lhe dar a oportunidade de fazer você enxergar, se perceber e melhorar.
   Não ignore a situação, não minta pra você. Se há problemas em seu cmainho, certamente há soluções!
   Procure sempre esfriar a cabeça para resolver os problemas…a raiva, o desespero e a ansiedade, só servem para trazer mais e mais problemas! Evite agir de “cabeça quente”.
   Acredite em sua capacidade para resolver situações complicadas. Treine a sua mente para ver o lado positivo de todas as situações à sua volta. Seja otimista no modo de encarar a realidade.
   O melhor jeito de resolver um problema é enfrentando-o, não o deixando para depois. Portanto, não adie a solução dos problemas. Quanto mais cedo resolvê-los, mais cedo se sentirá livre para seguir em paz.
   Ao perceber uma possível saída para os problemas, veja o que é necessários para você chegar lá. Analise, medite, informe-se, converse com quem entende sobre o assunto. Busque ajuda, se for necessário!
   Seja perseverante. Serão muitas as vezes que você pensará em desistir diante das dificuldades. Se cair, levante! Mas veja também porque caiu.
   Tenha confiança. Acreditar na vitória é um dos mais importantes passos para uma vida bem sucedida.
   Se alguma coisa não estiver dando certo, analise a situação, e perceba se não há a necessidade de fazer ajustes e criar novas estratégias.
   Seja humilde para reconhecer os próprios erros...reconhecer que não é perfeito, reconhecer a sua parcela de contribuição na situação.
   Não atribua aos outros, a responsabilidade pelos seus fracassos, insatisfações ou desilusões!
   Reúna forças para os novos desafios, pois certamente, eles virão…e sempre de acordo com a sua capacidade de enfrentá-los.
   Cada vez que resolver um problema, comemore, celebre! Isso será fundamental para sua auto-estima.
   Tenha ousadia, coragem e sabedoria. Afinal, como enfrentar um problema sem conhecê-lo de perto?
   Muitas vezes o problemas, está em situações vividas anteriormente, em vidas passadas! Melhor dizendo...nos karmas!
   De uma forma bem simplificada, podemos entender o Karma, como a soma das situações não resolvidas a serem enfrentadas pela pessoa no transcorrer de cada vida. Por isso é importante conhecer o karma!
   Mesmo que a pessoa não conheça o seu karma…ela pode senti-lo fortemente. Para se libertar, é necessário esforçar-se para localizar o karma, pois nada que tem origem na vida espiritual pode ser resolvido na dimensão material.
   Mas não basta apenas conhecê-lo! Mesmo quando localizado o karma, ele não se desfaz, não se transforma sem o esforço da pessoa.
   Localizá-lo, porém, fornece algumas ferramentas para lidar com o problema com mais sabedoria e lucidez, embora isso só possa ser feito com humildade, pois uma pessoa que se considere acima de cometer erros, que não consegue suportar a idéia de ter feito más escolhas em outro ponto da sua evolução espiritual, não conseguirá perceber o sentido do seu próprio karma.
   De qualquer forma, independente de seus problemas, serem ou não kármicos, admita os seus erros, mude a sua conduta, mentalize o seu futuro e planeje a melhor maneira de construí-lo. Essa é uma boa maneira de você evitar problemas, falsas expectativas e excesso de auto-exigência. E acima de tudo, esteja sempre aberto para encontrar soluções!
   Mas, caso não as encontre, busque ajuda de um bom profisisonal, que possa lhe apontar o caminho certo para chegar lá! Afinal, quem está de fora da situação, tem muito mais condições de enxergar as possíveis saídas!
   Se você tem problemas, decomplique! Afinal, a vida é curta demais para ser desperdiçadas com problemas inúteis!
   Lembre-se sempre de que a vida dá a cada  pessoa  tempo e espaço.  Portanto, depende de você        enchê-los de alegria e realização.
Boa sorte!
                                                        Maria Barthaly

Espaço Esotéryc
Tel: (11) 3875-4992
www.esoteryc.com.br