quinta-feira, 19 de maio de 2011

Alquimia - ferramenta para construir o seu próprio destino.

   Hoje vou abordar algo que eu acho fundamental em nossas vidas: O poder da Alquimia Interior!

   Tudo no Universo está em constante mutação, ou seja, em mudança e evolução! Mas, nós apenas percebemos ou captamos através dos nossos sentidos, apenas parte de um todo que é infinitamente maior!
   O Universo é composto de energia em ação ou “Luz” , que pulsa constantemente em varias freqüências. E isso inclui todos os seres humanos! E uma vez que somos dotados de energia, temos o “poder” de criar, dar foma, canalizar e potencializar não só os nossos pensamentos, como também, nossos sentimentos, palavras e ações, boas e ruins…conscientemente ou inconscientemente.
   A nossa vida, é o reflexo dos nossos pensamentos, ações e desejos, baseados em nossa energia e na vontade da nossa alma.
   E o Cosmos sempre reproduz e devolve as energias que emanamos.
   Por isso é que todos nós deveriamos exercitar o nosso potencial alquímico. Isso possibilitaria modificar a freqüência da nossa própria energia, transformando-a de negativa em positiva, porque, quando a energia é elevada a um padrão de vibração superior, ela atinge vibrações cada vez mais elevadas, até o ponto da transmutação.
   Na alquimia a matéria e espírito devem evoluir juntos. Algumas técnicas facilitam esse processo, como: mantras, pensamentos positivos, tela mental, palavras positivas, ações construtivas, preces, orações, visualização criativa, meditação e harmonização.
   Alguns símbolos são utilizados para representar a Alquimia. Vou citar dois que eu considero que retrata bem:
- a figura da borboleta, que é um sinônimo de metamorfose.
- o hermafrodita ou andrógino, que retrata a dualidade universal, presente em toda matéria.
   Aliás, a alquimia é muito bem representada, pelo Arcanos do Tarô:  O Mago e o Mundo.
   O Arcano I - O Mago, tem conhecimento, vontade, o dom do potencial criativo, a habilidade e domínio físico, mental e espiritual.  Representa a Unidade, o Princípio da Luz, o Pai, o Mundo como manifestação.   Possui a iniciação dos Mistérios e o poder para decifrá-los e servir-se deles.
   No Tarô Mitológico, representa o HERMES” - protetor da magia e da adivinhação.
   Todo Mago, tem o dom de manipular as energias…a diferença consiste em como elas são utilizadas, ou seja positivamente ou negativamente!
   O Hermafrodito, filho de Hermes e Afrodite, na mitologia grega, é representado no Tarô Mitológico, pelo Arcano XXII – O Mundo.
   Hermafrodito simboliza a experiência de sermos inteiros e completos. A união ou fusão do Masculino e Feminino representa as grandes polaridades que circundam todos os opostos da vida.
   Esses dois Arcanos do Tarô, ou símbolos alquímicos, contém um grande ensinamento, pois precisamos  comprender e lidar com as tranformações (nossas e alheias) e respeitar os opostos!
   Quando aplicamos adequadamente a alquimia para a nossa transformação interior, transmutamos as energias negativas em positivas, alcançando harmonia física, mental e espiritual.
   Em outras palavras, atraimos a felicidade perfeita… que desenvolve a inteligência e ilumina o espírito. Basta estarmos abertos para atrair e utilizar de forma consciente, essa poderosa energia que o Universo e a espiritualidade nos eferece!
   Seja você também um poderoso Mago na construção dos seu próprio destino!
Maria Barthaly

Espaço Esotéryc
Tel: (11) 3875-4992
www.esoteryc.com.br



Transformação Interior - O caminho da libertação

   Se vivêssemos a nossa vida sem passar por obstáculos, certamente não conseguiríamos ser tão fortes quanto podemos ser.

   O esforço é necessário para o nosso crescimento e fortalecimento. Sem ele, continuaríamos na fase da lagarta, sem nem ao menos saber que poderíamos nos transformar em belas borboletas e voar tão alto quanto desejassemos!
   Viver é cumprir fase por fase. Desapegar-se do antigo, e entregar-se, ao novo até ser capaz de voar!
   Grandes transformações são sempre necessárias para que as pessoas venham a ser o que devem ser.
   Quando passamos por crises, por momentos difíceis e conseguimos a superação, despertamos o nosso verdadeiro potencial, pois abrimos espaços para as transformações, nos transformando em pessoas melhores a cada dia!
   Nada na vida é estável…tudo se transforma constantemente.
   O mesmo acontece também com cada um de nós!
   Por isso, é importante lidar com as transformações da melhor maneira possível, procurando compreender que toda transformação, é de uma certa forma…necessária, e faz parte da evolução!
   O problema é que a transformação implica em mudanças…e para muitos, as mudanças nem sempre são bem vistas.
   Fechados em seus casúlos, acreditam que qualquer mudança traria desestabilidade. Talvez até prefiram a insatisfação já conhecida ou a falsa segurança, do que investir em algo novo. E assim, vão perdendo a noção de quem realmente são e as oportunidades de descobrir o quanto são capazes de realizar!
   Infelizmente, isso tende a aumentar… a medida em que, a pessoa vai envelhecendo, se apegando à sua casa, ao seu canto e às suas manias!
   É preciso se libertar do peso de carregar toda uma história de dor, sofrimento e de frustrações…que leva ao pensamento errôneo de que a vida não vale à pena!
   Tudo o que registramos em nossa mente, influencia direta e indiretamente, a nossa experiência de vida! Somente quando encaramos de frente a transfornação pessoal… é que finalmente, podemos nos sentir livres para o vôo da liberdade, para vivermos o aqui e agora!
   E o auto-conhecimento é a base para a transformação de nosso nível de consciência e vivência!
   Assim como possuímos cinco sentidos: visão, audição, tato, olfato e paladar para percebermos o mundo exterior… possuímos também, sentidos, que nos permitem estabelecer contato com o nosso mundo interior. E através deles, conseguimos ouvir nossos pensamentos, ver as imagens mentais que se formam em nosso espaço psicológico e sentir nossas emoções. Nenhum desses fenômenos são percebidos com os sentidos externos.
   E a soma de todos os nossos sentidos internos é que nos dá a capacidade, de percebermos o que ocorre em nosso mundo interior. Chamamos isso, de auto-observação e auto-conhecimento.
   Algumas pessoas têm mais dificuldade que outras para perceber o que ocorre dentro de seu universo interior. Geralmente, estão tão voltadas para os sentidos externos… que não percebem a emoção que desencadeou por exemplo, a uma explosão de raiva ou depressão.
   A auto observação, consiste em sentir a si mesmo, notar-se e ir aprofundando, essa percepção para o seu mundo interior, gradativamente.
   Para transformarmos o que somos (ou melhor, o que achamos que somos) existem muitos pontos a serem analisados.
   Lamentavelmente, muitas pessoas confundem aprender a viver o momento sem criar espectativas (que é algo a ser conquistado), com viver sem objetivos a serem alcançados… o que seria algo prejudicial em nosso próprio caminho.
   Como diz o I Ching, um dos livros sagrados dos chineses: “É favorável ter onde ir”. Quem caminha sem rumo desanima e tanto faz o lugar em que chegou.
   Todos nós temos lições a aprender, e as coisas que nos parecem difíceis… são unicamente, as lições que escolhemos para nós mesmos.
   Se as coisas forem fáceis, deixam de ser lições, sendo apenas coisas que já conhecemos.
   Se pensar na coisa mais difícil de fazer agora e quanta resistência você sente em relação a ela, poderá perceber a sua maior lição no momento.
   Não permita que a sua resistência seja um empecilho para as mudanças. Se você realmente, estiver comprometido com o seu aperfeiçoamento interior, precisará utilizar todas as ferramentas possíveis para alcançá-lo.
   Abandonando a resistência e permitindo-se aprender aquilo que precisa aprender, o próximo passo se tornará mais fácil.
   Identifique em que fase você se encontra… e observe, como fazer para processar a sua metamorfose interior.
   Desperte enquanto há tempo e permita-se renascer para a vida.
   Mostre para si mesmo e para o mundo as suas belas asas coloridas e faça o seu melhor vôo à cada dia.
O esforço certamente valerá a pena!
   Desejo que você tenha belos vôos e vislumbre o melhor da vida!

Maria Barthaly

Espaço Esotéryc
Tel: (11) 38755-4992
www.esoteryc.com .br