sábado, 31 de outubro de 2009

OTIMISMO

    Hoje, vou falar sobre uma coisa que é fundamental em nossas vidas, mas que cada dia que passa, parece que está ficando cada vez mais distante…o Otimismo!

   É interessante como cada um reage de forma diferente frente aos obstáculos!
   Mas, quais serão os fatores que levam o ser humano na direção de um comportamento positivo ou negativo em relação à vida?
   Ser otimista é uma questão de postura diante da vida e, principalmente, das situações. "Mais importante do que as situações, é a nossa atitude diante delas".
   Tem inclusive, uma historinha interessante, é a seguinte: Pedro e João eram dois garotinhos que aguardavam ansiosamente pelos seus presentes de Natal.
   João ao abrir o seu presente, viu que era um par de patins. Ficou todo feliz. Mas ao mesmo tempo, começou a se lastimar: Eu posso cair e me machucar, quebrar o pé e continuou resmungando.
   Nesse momento desce o Pedrinho, que recebeu uma caixa enorme. Curioso tratou logo de abri-la. Por sua surpresa…a caixa continha estrume de cavalo! Parou por alguns instantes para refletir. Em seguida começou a gritar todo contente: Ganhei um Pônei..Ganhei um Pônei…Você viu ele passar por aí?
  Agora vocês tirem as vossas próprias conclusões!

   A pessoa que não se deixa abater, que acredita na vida, está sempre cheia de planos, projetos e esperanças, por mais difícil que seja a situação! Ela acredita que pode melhorar, que vai encontrar uma saída e acima de tudo, se sente capaz e merecedora para atingir o que deseja! Ela pensa, repensa e corre atrás, Não receia ou se envergonha em pedir ajuda quando precisa. Ela vai à luta!
   E assim, vai caminhando e colhendo os frutos do seu trabalho, do seu empenho e do seu esforço!
   A pessoa otimista sabe aproveitar as oportunidades e até mesmo criar condições favoráveis para si. Ela tem garra para agir, mas também paciência para aguardar uma época melhor para por os seus projetos em dia.
   Quando adoece ela crê em sua recuperação, o que ajuda muito, pois uma mente sã atrai saúde e equilíbrio.
   Quando está desempregada, corre atrás, se vira e coloca á tona, toda a sua criatividade. E quase sempre consegue excelentes resultados.
   Quando quer investir numa paquera, numa relação, ela confia em seu potencial. Não se intimida!
   Quando está diante de algum problema ou de algum conflito, procura analisar a melhor saída! E mesmo, quando se depara com o fracasso, aprende com a experiência, se tornando uma pessoa ainda mais forte!
   Há quem diga que a sorte lhe sorri, mas no fundo é ela que sorri para a sorte, isso porque a pessoa otimista atrai para si a prosperidade, a saúde física e mental e, naturalmente o amor e a felicidade! Ela está de bem com a vida e consigo mesma. E o seu bom humor, o seu bom astral, contagia os que estão à sua volta! Certamente ela será uma pessoa querida e admirada!
   Ao contrário, o pessimista, parece que sempre tem um saldo negativo em sua vida, seja de dinheiro, de saúde, de amor ou de amizades!
   O pessimista não arrisca, não ousa, pois crê que está destinado ao fracasso! Tem medo de tentar e o que é pior, tem medo até de sonhar.
   Quando adoece, acha difícil melhorar. É o tipo de pessoa que não progride financeiramente, porque acredita que não nasceu para prosperar.
   Não investe numa conquista amorosa porque acredita que vai levar a pior. Não é preciso dizer que sua auto-estima é baixa, o que o faz tornar-se cada vez mais inseguro, acomodado com as situações negativas e, naturalmente infeliz! Fatalmente, acaba atraindo mais e mais energias negativas e infortúnios, e o pior é que essa energia é contagiante!

Mas, como lidar com o pessimismo?
   Um dos fatores principais é lidar com os próprios pensamentos e sentimentos negativos. O pensamento tem força e atrai tanto para si quanto para os outros, determinadas vibrações sejam positivas ou negativas. No lugar dos pensamentos negativos devem ser colocados os positivos! Isso vai gerar uma mudança na vibração de energia, melhorando os sentimentos e o comportamento!
   No lugar das lamentações, deve-se buscar soluções…a curto, a médio e a longo prazo!
   Ao invés de valorizar as derrotas, valorize as conquistas… cada uma delas. Por menor que seja. Isso contribui para melhorar a auto-estima e a autoconfiança.
   O pessimista tem o hábito de colocar-se no lugar de vítima, culpando os outros e até mesmo a Deus, pela sua infelicidade. Ele tende a comparar-se com os demais, achando que os outros tem o que ele gostaria de “ter”, ou são o que ele gostaria de “ser”. Isso naturalmente, o faz sentir-se inferior e talvez, até invejoso.
   Estar triste, aborrecido e até mesmo depressivo em um determinado período da vida é até normal, afinal, existem fases negativas na vida de todos nós, especialmente quando se depara com separações, brigas em família, doenças, perda de emprego ou de oportunidades, perda de um ente querido, em fim, quando se deseja algo e não se consegue ou perde-se o que já conseguiu!
   A diferença é que o otimista sabe que é apenas uma fase, e que se ele agir com coragem e determinação, conseguirá seguir adiante.
   Já o pessimista não acredita num amanhã melhor. Para ele, todos os dias são péssimos! Não vê sentido em sua vida, porque acha que nada vai dar certo e que não vale a pena nem tentar. Tudo lhe parece difícil, complicado ou impossível!
   É o tipo de pessoa que quando levanta de manhã e alguém lhe dá um bom dia…ele logo retruca: Bom dia porque?
   Sabe aquele tipo de pessoa que quando faz aniversário e a gente cumprimenta lhe desejando boa sorte, lhe dando parabéns…ele logo diz: Parabéns por que? Mais um ano se passou em minha vida e eu não fiz droga nenhuma…apenas fiquei um ano mais velho!
   Vários fatores contribuem para que uma pessoa seja otimista ou pessimista. Primeiramente temos que entender que nascemos como um livro em branco, que vai sendo escrito, página por página, a medida em que vamos vivendo, e vamos tendo nossas experiências.
   A primeira infância é fundamental para a formação do caráter.
   A criança desde o seu nascimento vai recebendo inúmeras mensagens e estímulos, especialmente por parte dos seus pais, dos seus familiares, depois dos professores e educadores.
   Mensagens com reforços positivos contribuem para que a criança se sinta confortável, amada, valorizada, compreendida, aceita e capaz. A sua auto-imagem é positiva, e isso ajudará a torná-la forte, capaz, bondosa e amorosa na fase adulta.
   Ao contrário, as mensagens negativas na infância, diminui a auto- estima e traz inseguranças, medos, revoltas e frustrações, que tendem a perdurar em seu caráter e personalidade enquanto adulto.
   Sem falar dos traços de personalidade herdados geneticamente, que também influenciam. Esse fenômeno inato provavelmente está ligado à bioquímica de nossas células cerebrais.
   O otimismo é fundamental, mas deve ser condizente com a realidade! Afinal, excesso de otimismo, pode levar a devaneios e fantasias que podem deixar a pessoa fora da sua realidade!
   Tem pessoa, que mesmo na fase adulta, vive o Complexo de Peter Pan, ou seja, deseja compulsivamente manter-se sempre jovem! Não assume o seu papel de adulto, o qual inclui responsabilidades, obrigações e afazeres. A pessoa deseja permanecer no estágio infanto-juvenil, agindo com imaturidade diante da vida!
   A super proteção dos pais podem levar o filho a desenvolver esse complexo de Peter Pan, a medida em que não permitem a expressão de sua personalidade e individualidade.
   Como vocês podem notar, há uma somatória de fatores que contribuem para que uma pessoa seja otimista ou pessimista.
   Mas além dos aspectos emocionais, há outros fatores também contribuem para que uma pessoa se torne pessimista. A seqüência de vários fatores negativos na vida de uma pessoa pode deixá-la muito frustrada e, até mesmo, pessimista. É o que acontece quando a pessoa está sendo influenciada por problemas espirituais, como magia ou obsessores.
   Os problemas espirituais podem levar a pessoa a ter inúmeras perdas.  Embora a pessoa seja capaz, não consegue parar no emprego, perde dinheiro, tem inúmeros prejuízos ou dificuldade para reter o dinheiro.
Problemas nos relacionamentos também são comuns, como brigas freqüentes, separação ou a solidão. Parece que a pessoa vive sem energia, adoece com facilidade e tem mudanças súbitas ou drásticas em sua vida. Em fim, não consegue manter a estabilidade
   Naturalmente, quem passa por isso, fica fragilizado, abalado emocionalmente, inseguro e temeroso diante da vida. Conseqüentemente, não evolui e não progride, permanece estagnado.
   Nesse caso, podemos afirmar que a pessoa não é pessimista, mas que tornou-se pessimista em função de inúmeros fatores negativos ocoridos em sua vida.
   A psicoterapia e ajuda espiritual é muito importante, nesses casos!
   O pessimismo pode também, ser proveniente de vidas passadas. Muitas vezes a pessoa está com uma vida tranqüila, tem tudo o que deseja, mas em seu íntimo, sente uma imensa insatisfação, depressão, angústia ou carência, sem causa aparente.
   Quando nos deparamos com isso em consultório, observamos que a pessoa traz isso registrado em seu inconsciente, em sua memória celular. Quando colocada em regressão, a pessoa revive situações traumatizantes e conflitantes vividas em outras encarnações, e passa então, a compreender e a elaborar esses sentimentos negativos… aproveitando melhor e valorizando as oportunidades de sua vida atual.
   É preciso ter iniciativa. Não se pode deixar que o pessimismo tome conta da vida! É preciso reagir, aproveitar as oportunidades que a vida oferece!

   Agora vou passar um banho excelente para espantar a negatividade e o desânimo:
Ferva 2 litros de água e acrescente:
- 1 punhado de sal grosso;
- 1 colher se sopa de Arnica;
- 1 punhado de Alecrim;
- 1 punhado de Arruda;
- 1 punhado de guiné;
- pétalas de 3 rosas brancas;
   Coe, e despeje do pescoço para baixo, após o banho normal. Mentalize as energias negativas físicas, emocionais e espirituais indo embora. Não se enxágüe. Devolva para natureza o material coado.

   Uma outra dica é utilizar os Florais de Bach. O Floral Gorse é indicado para lidar com esse estado de pessimismo.
   Mas vale lembrar que cada caso é um caso e deve ser analisado individualmente. O ideal é procurar sempre a ajuda de um terapeuta especialista.
   Tire suas dúvidas e saiba qual o melhor caminho a seguir, através do Tarô, Baralho Cigano, Mapa Astral ou Numerológico.
   Temos ainda os tratamentos para equilíbrio emocional, energético e espiritual, através da Cromoterapia, Aromaterapia, Florais, Reiki, Acupuntura Auricular, Relaxamento, Hipnose e Regressão de Memória e de vidas Passadas.
   No campo espiritual você poderá ser beneficiado, através dos nossos trabalhos, rituais e simpatias para todos os fins!
   Nós do Espaço Esotéryc, somos terapeutas holísticos, psicoterapeutas, espiritualistas e esotéricos. Com mais de 20 anos de experiência podemos dar o apoio e o suporte que você precisa e merece!

Maria Barthaly

Espaço Esotéryc

(11) 3875-4992
http://www.esoteryc.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário