terça-feira, 11 de janeiro de 2011

O que é a felicidade?


   O conceito de felicidade; é completamente; influenciado por religião, família, cultura, sociedade e experiência de vida pessoal.
   Todos buscam a felicidade, porém cada um escolhe maneiras diferentes de obtê-la, a partir das escolhas pessoais!
   Inicialmente, para sermos felizes temos que suprir as nossas necessidades básicas. Porém, a medida que vamos progredindo e conseguindo o que desejamos, já não nos contentamos…queremos cada vez mais.
   Algumas pessoas imaginam encontrar a felicidade através da riqueza, porque supõem que o dinheiro compra tudo, inclusive a felicidade!
   Outras, procuram encontrá-la através dos prazeres sexuais, diversões, passeios, viagens, jogos, esportes, competições, estudo, prestígio e poder…
   No entanto, muitos que acreditam ter atingido todos os seus objetivos de vida tendem a sentirem-se vazios, incompletos e deprimidos, porque lhes faltam a perspectiva de novos desafios. Parece que nada mais faz sentido!
   Alguns acreditam que a felicidade não existe… .O que existe são momentos felizes...
   O mais interessante, é que passamos a vida correndo de um lado para outro em busca da felicidade. É uma busca infinita!
   Quando percebermos que a felicidade não está nas coisas exteriores, na riqueza material, e sim dentro de nós mesmos, a nossa busca pela felicidade chegará ao fim!
   Como dizia W. Shakspeare: “Sofremos demasiado pelo pouco que nos falta e alegramo-nos pouco pelo muito que temos”.
   Mas porquê será que algumas pessoas são felizes e outras não?
   Bem para responder a essas questões, temos que analisar os pensamentos, os sentimentos e as atitudes…
   Enquanto algumas pessoas acordam fazendo preces, mentalizando coisas boas, formulando idéias e planos construtivos, atraindo para si boas energias….Outras, simplesmente, despertam se lastimando e se fixando em idéias e sentimentos destrutivos.
   Devemos aceitar o que não dá para mudar…mas nunca se conformar com uma vida negativa, achando que não é possível melhorar….
   Jamais teremos boa saúde se pensarmos em doenças;
   Nem prosperidade, se reclamarmos de miséria;
   Nem alegria, se mentalizarmos tristeza;
   Tão pouco amor, se cultivarmos a solidão…
   Por isso, a cada amanhecer, sinta-se feliz em despertar para a vida…porque ela traz sempre uma nova oportunidade. Cada instante deve ser vivido plena e intensamente com amor, fé e esperança.
   Coloque amor em seu coração e atrairá o amor;
   Busque compreender para ser compreendido;
   Proponha-se a se desculpar para ser desculpado…a perdoar, para ser perdoado…E lembre-se de que o auto-perdão é a renovação da auto-estima e da alegria de viver!

   Mas afinal: O quê significa ser feliz?
   Pessoa feliz; é aquela capaz de usufruir, sem culpa, os momentos de prazer e ao mesmo tempo aceitar com serenidade, as inevitáveis fases de sofrimento.
   A felicidade é acessível a todos! Mas se e alguém não encontra a felicidade em si mesmo…é inútil que a procure noutro lugar….
   Ninguém é feliz não sabendo aonde quer ir.
   A felicidade é um caminho, não um labirinto para gente perdida.
   Ser feliz requer coragem! Ninguém é feliz vivendo sobre uma corda bamba.
   Como dizia S. Tomás de Aquino: “A prudência, considera os meios que levam à felicidade, mas a sabedoria, considera o objeto da felicidade”.
   Ás vezes, estamos a um passo da felicidade,  mas infelizmente, nos tornamos cegos, mudos e surdos para percebê-la…E não nos damos conta de que ela está ali, bem pertinho da gente. Talvez esteja faltando apenas um pequeno passo para chegarmos à ela, ou ela até nós!
Vamos tentar? Afinal, vale a pena sermos felizes!
Maria Barthaly

Espaço Esotéryc
Tel: (11) 3875-4992

www.esoteryc.com.br

Um comentário:

  1. Ola Maira Barthaly e MIguel Adad tudo bem?òtimo o blog sempre que eu puder vou acessá-lo adorei... AH!! a tão sonhada felicidade... infelizmente sempre procuramos em lugares ou coisas erradas e qdo vemos ela está bem ai na frente de nosso nariz e assim mesmo não enchergamos onde ela está... Pequeninos momentos e pessoas nos fazem tão felizes e assim mesmo queremos mais e mais não percebemos que está ali... o acordar todos os dias já é uma felicidade e tanto uma beleza sem igual e as vezes acordamos de mal humor e não percebemos a linda luz do dia... Temos muito que aprender a encontrar a felicidade ainda e em um grande momento como esse o amanhecer do dia.

    ResponderExcluir