sexta-feira, 27 de novembro de 2009

LIBERE SEU PODER INTERIOR

   Todos nós queremos acreditar que somos importantes, amados, reconhecidos, valorizados, que temos um dom especial em fim…que somos capazes de ser feliz fazer alguém feliz e de que podemos tornar o mundo muito melhor.

   A vida, no entanto, é construída de fases boas ou ruins. Algumas pessoas lutam, batalham pela vida e conseguem atingir os seus objetivos, outras não…Algumas insistem, persistem, aprendem com os erros, até chegar nos acertos…outras mediante as frustrações, acabam nem tentando mais!
   Quantas vezes você desejou algo, sonhou em conseguir alguma coisa? Se parar pra pensar, vai perceber que fez isso inúmeras vezes, porque a cada fase da vida, queremos algo diferente!
   Quando criança, você tinha determinados sonhos ou desejos…aí você cresceu se tornou um adolescente, e teve que enfrentar todos os conflitos da adolescência. Cresceu mais um pouco…se tornou um jovem, uma jovem…os seus valores e necessidades já eram diferentes, não eram? Bem, mais aí o tempo passou e você se tornou uma pessoa adulta, com muito mais necessidades, obrigações e responsabilidades e satisfações.
   Cada fase tem lá a sua importância em nossa vida. Assim, por exemplo:
- Quando criança, nós queremos brinquedos, carinho, atenção e diversão.
- Quando adolescente, buscamos reconhecimento e aceitação familiar e social;
- Quando jovem, queremos liberdade e conquistas;
- E quando adultos, buscamos a realização, pessoal, afetiva, profissional e financeira.
   Uma pessoa da terceira idade, ou da melhor idade já passou por todas estas fases, e certamente o seu balanço de vida, a sua análise pessoal de ganhos e perdas, frustrações e conquistas, certamente será maior!
   Talvez você, independente da sua idade, sexo, ou posição social, esteja se perguntando: “O que eu fiz com a minha vida, ou…o que a vida fez comigo?”
   Será que você concluiu que aproveitou bem as oportunidades e que está se empenhando em aproveitar as que ainda vão surgir?
   Talvez você esteja pesando os prós e os contras e tenha concluído que mais acertou do que errou, mais ganhou do que perdeu!
   Quem sabe, achou que no geral, a proporção de perdas e ganhos seja igual.
   Ou será que concluiu que desperdiçou as chances de seguir um caminho melhor, talvez de ter feito coisas diferentes, de ter investido em outras situações, como trabalho, estudo, amor, de ter sonhado outros sonhos?
   Quantas vezes nós não ouvimos alguém dizer: “Eu gostaria de voltar no tempo, mas com a experiência que tenho hoje…eu faria tudo diferente!”
   Infelizmente, para a grande maioria o sonho dissipou-se e, com ele, à vontade de seguir adiante!
   Mas o que a maioria das pessoas ignoram é que possuem uma imensa capacidade para focalizar os objetivos e atrair os recursos necessários para atingir as suas metas.
   Muitas pessoas são levadas pela vida, se arrastam, sem focar atenção naquilo que deseja.
   Se um jovem quer ser um doutor, terá que estudar e muito para se formar, e mesmo depois disso, ainda terá que fazer especializações na área! Tudo na vida requer desejo, ação, determinação e persistência!
   Além disso, tem mais quatro passos fundamentais para se atingir os objetivos: orientação, sabedoria e poder e segurança.
   A Orientação representa o rumo que se toma na vida, é a bússola que direciona o caminho. São os próprios padrões, princípios ou valores pessoais que governam as atitudes e as tomadas de decisões.
   Você certamente já ouviu alguém dizer: “estou desnorteado”! Pois é, o termo desnorteado quer dizer, sem norte, sem direcionamento, porque onde quer que você esteja, tendo uma bússola, ela sempre lhe indicará como referência de direção o Norte Magnético!
   A Sabedoria representa o senso de equilíbrio, a compreensão das partes e do todo, o julgamento e o discernimento.
   O Poder é a capacidade para agir, a força para conquistar algo. É a própria energia vital para se fazer escolhas, tomar decisões e buscar superações.
   E finalmente, o a Segurança representa o senso de valor, a identidade, a estabilidade emocional, o amor próprio e a força pessoal básica.
   Estes quatro fatores - segurança, orientação, sabedoria e poder são interdependentes. Quando atuam harmoniosamente em conjunto, geram um caráter equilibrado e uma pessoa plenamente realizada e satisfeita consigo mesma e com o Universo!
   Bem, mas se por alguma razão, neste momento, você acha que não está sabendo usar adequadamente esses quatro fatores, vamos dar algumas dicas, pra melhorar isso. Certo?
Vamos lá:
1. Volte um pouco ao seu passado, em algum momento em que você conseguia aprender e fazer coisas maravilhosas!
2. Observe que você aprendeu muitas coisas ao longo de sua vida, portanto, a capacidade de aprendizado faz parte de você!
3. Faça uma relação de todos os seus talentos. Note como você é capaz de fazer muitas coisas!
   Como já dizia Carl Gustav Jung, a capacidade de aprendizado está no inconsciente coletivo. Quantas vezes, você intuitivamente, faz algo ou explica algo a alguém, sem ao mesmo saber que você já sabia? Isso ocorre porque você já traz esse registro em sua memória celular ou genética.
   Você pode utilizar a sua capacidade de aprender em qualquer momento para escolher um novo rumo em sua vida e cumprir dignamente a sua missão. Somado a isso, é importante que você tenha uma motivação.
   Veja bem, motivação significa um motivo para ação, como por exemplo: fazer algo por alguém ou por você mesmo!
   Afinal, se uma pessoa pode fazer algo, todos podem aprender a fazê-lo também.
   Se você acreditar que pode, certamente você vai conseguir. Seja você também um vencedor, um campeão!
   E nós queremos que você seja sempre um vencedor, pois acreditamos em sua força interior. E mesmo que por força das circunstâncias, num determinado momento de sua vida, você se veja como um perdedor, lembre-se de que a vida é constituída de fases, de momentos, tudo passa. O importante é aprender com as experiências, saber tirar proveito, porque as adversidades, por incrível que pareça, fortalece e ensina. Temos que aprender as lições da vida, e se não aprendermos pelo amor, certamente aprenderemos pela dor!
   Viver a vida é como jogar xadrez: é preciso observação, paciência, inteligência e estratégia. E acima de tudo…a vida é feita de sonhas, não podemos jamais deixar de sonhar!
Maria Barthaly

Espaço Esotéryc
Tel: (11) 3875-4992
www.esoteryc.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário