sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Pressa e Estresse - malefícios da Modernidade!

   A pressa é um dos males que tem acometido muitas pessoas no mundo moderno. “A PRESSA”, induz à “ANSIEDADE” ao “ESTRESSE” e à “SÍNDROME DO PÂNICO”.    Muitos sabem que a pressa é a inimiga da perfeição, mas poucos sabem ou dão o devido valor aos problemas que ela pode causar!
   Viver apressado é quase que uma rotina no dia-a-dia, especialmente em cidades grandes, como a capital de São Paulo, onde há um número elevado na população, grande congestionamento no trânsito, filas em bancos, supermercados, cinemas e por aí vai….
   Sem falar que a ansiedade gera o nervosismo, o que aumenta a agressividade, discussões. brigas de trânsito, violência, e até mortes….
   Correr tem quase se tornado uma regra para tudo desde ir ao trabalho até buscar um lazer, como pegar um cineminha ou ir a um restaurante….
   E na correria diária acabamos por não perceber o mal que isso nos acarreta, pois acentuamos o nosso nível de estresse, aumento da pressão arterial, problemas cardiovasculares, gastrites, úlceras, irritabilidade, ansiedade, tensão mental, nervosismo, insônia, tensão muscular, angústia, pânico e etc.
   Sem contar o abuso do cigarro, do álcool ou das drogas, comumente usadas para dar uma relaxada. Tudo isso só contribui para trazer mais e mais problemas, que vão se estendendo no campo afetivo, familiar, profissional e pessoal. Parece que o ser humano não tem mais tempo para ser simplesmente “humano”. Vive como um robô.
   Ao invés de dizer: Eu quero fazer isso, eu gostaria de fazer aquilo, eu tenho vontade de fazer tal coisa…Simplesmente diz: Eu preciso resolver isso, eu tenho que fazer aquilo…etc. Parece que a vontade, o prazer ficam sempre em último plano!
   Parece que nós humanos, nos esquecemos de relaxar, de aproveitar as coisas boas da vida…como se não fossemos merecedores disso tudo isso. E assim nos tornamos escravos do trabalho, das obrigações, das responsabilidades e das necessidades “constantes” de apenas “sobrevivermos”. Não que isso não seja importante. Temos obrigações pessoais e sociais e devemos honrá-las, mas, não devemos nos escravizar! Temos que aprender a viver com mais dignidade e melhorarmos a nossa qualidade de vida! E o primeiro passo para isso é a conscientização!
     Você já parou para pensar se está feliz? Se faz tudo que quer? Se tem tudo que gosta? Você se julga um vitorioso? Atingiu o patamar que queria ou está a caminho dele? Se sente amado, protegido, amparado?
   Ganha bem? Sobra tempo para o lazer, para a diversão, para estar com os amigos, com as pessoas que gosta? Tem tido tempo para uma boa leitura? Para estudar o que gosta? Tem tido tempo para relaxar? Ouvir uma música agradável? É bem provável que não!!!!
   Antigamente, comer tinha um significado bem maior e especial do que apenas se alimentar! Parece que a companhia dos familiares e amigos perdeu a importância, principalmente nos grandes centros urbanos, onde é praticamente impossível voltar para casa e comer tranqüilamente com a família. Hoje, o que predomina é um fast food na esquina do trabalho ou um lanche rapidinho!
   No final de semana estamos tão cansados que não queremos sair de casa, receber uma visita ou curtir o dia lá fora. Queremos apenas descansar. E se dá para descansar, ótimo! Mas se ficamos em casa irritados, preocupados com as finanças, tristes por um relacionamento perdido ou mal vivido ou simplesmente apáticos, sem vontade para nada…é pior ainda.
   Isso tudo é lamentável, e ainda por cima é contagiante, pois as pessoas ao redor acabam se contaminando com o mau humor, pois vivem num ambiente tenso, hostil e desarmonioso. Inclusive as crianças acabam ficando ansiosas por verem a correria de seus familiares!
Portanto, se você notar que:
1.Corre, mesmo quando não há nada de importante há fazer.
2. Passa a valorizar mais a quantidade do que a qualidade do trabalho.
3. Tem dificuldade em realizar algo, preocupado com o que tem para fazer depois.
4. Tem sono agitado ou superficial.
5. Sente desconforto ou remorso quando não está fazendo nada.
6. Faz mais de uma coisa ao mesmo tempo.
7. Se irrita com pessoas detalhistas.
8. Irrita-se com atrasos.
9. Se irrita com a lentidão dos outros.
10. Está mais agressivo ou irritado no trânsito.
11. Faz uso de medicações ou drogas para controlar as emoções.

   Então está mais do que na hora de você compreender que tem limites!  Faça  um planejamento diário das obrigações e das necessidades, incluindo aqui o prazer e o lazer. Estabeleça seus horários, de forma que sobre tempo para fazer cada coisa com tranqüilidade. Durma mais cedo, acorde mais cedo, faça as refeições calmamente, saia de casa no horário adequado para evitar atropelos e principalmente, se dê oportunidade para relaxar: seja com caminhadas, exercícios, relaxamentos, meditações, orações, yoga, massagens, reiki, tomar um banho gostoso, com óleos aromáticos ou simplesmente…dar uma paradinha para se desligar de tudo….É preciso repor a bateria.
   Aprenda a respirar. Faça respirações longas e profundas. Inspire pelo nariz e solte o ar bem devagarinho pelo boca. Faça isso várias vezes, pois através da respiração o oxigênio chega até o cérebro, e este, envia informações de conforto e de relaxamento para o organismo, através do controle das funções bioquímicas.
   Programe-se para que sobre tempo para você curtir a vida, sorrir, ser feliz, conviver com os familiares, com os amigos, e principalmente, ter um tempinho para dizer à pessoa amada: Eu te amo!
   Curta o sol a lua, as estrelas e a natureza e todas as belas coisas da vida. Afinal, tudo isso está aí a sua total disposição e você com certeza merece usufruí-las!
Miguel Hadad

Espaço Esotéryc

Tel:3875-4992
http://www.esoteryc.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário