sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Uma viagem literária à Arábia!

   Que tal uma paradinha para refletir? Refletir sobre você, sobre sua vida, e sobre tudo de bom que existe ai, dentro desse coração!

   Saiba que você é uma pessoa maravilhosa, uma centelha divina. Capaz de fazer muita coisa boa, porque em seu coração há uma reserva de bondade, de amor, de vontade e de desejo em ser útil e de expressar todos os sentimentos positivos que estão presentes em seu interior!
   Talvez você só precise de um pouco mais de confiança para realizar os seus desejos e de oportunidades para mostrar ao mundo tudo de bom que você é capaz de realizar. Mas para isso, você precisa aprender a buscar a cada minuto de seus dias, motivos de alegrias, de satisfação e de esperança! Não se deixe abater pelas adversidades da vida, ao contrário, aprenda a superá-las e, principalmente a superar-se!
Escolha ser feliz, e faça de tudo para tornar isso possível. Adote uma atitude otimista, com pensamentos positivos e com entusiasmo para seguir em busca de seus sonhos, de seus ideais! Não importa o quanto eles ainda estão distantes da realidade….Afinal, os seus sonhos fazem parte de você, e só você pode sonhá-los!
   Viva a vida com amor, com prazer, com fé…e antes de mais nada, aprenda a abençoar-se diariamente…para que a vida, o universo e Deus possam também lhe abençoar e lhe trazer prosperidade e abundância!
   É muito importante cultivarmos alegria, otimismo e pensamentos positivos. Quando a mente é disciplinada para ver o lado bom das coisas, passa naturalmente a ver o lado bom também nas pessoas, nas situações e em si mesma. Além de sintonizar-se com as boas energias que governa todos o nosso Universo, também adquiri mais autodomínio e confiança!
   Observe, que os seus pensamentos negativos, sempre traz uma sensação e experiência desagradável, até mesmo a nível físico, enquanto, que os positivos, traz uma agradável sensação de bem-estar!
   Por isso, passe a observar os seus pensamentos. Se um pensamento negativo surge, substitua-o imediatamente por um pensamento positivo ou por um mantra. O hábito e observar a mente, ajuda a trazer calma e quietude.
   Hoje em dia há um grande número de estímulos negativos e notamos isso claramente quando lemos um jornal, assistimos a um noticiário e até mesmo observando o dia-a-dia das pessoas. Violência, desemprego, assaltos e por ai vai….Isso tudo, pode influenciar a mente e tirá-la do equilíbrio. É preciso aprender a conviver com isso! Não quero dizer que devemos ser alienados, mas que devemos procurar não impregnar a nossa mente com pensamentos e sentimentos desagradáveis. Especialmente, os pensamentos e sentimentos de raiva, mágoa e rancor, que são um grande veneno para si mesmo!
   Diz uma linda lenda árabe que dois amigos viajavam pelo deserto e em um determinado ponto da viagem, discutiram.
   O amigo ofendido, sem nada dizer, escreveu na areia:
   HOJE, MEU MELHOR AMIGO ME BATEU NO ROSTO.
   Seguiram e chegaram a um oásis onde resolveram banhar-se.
   O que havia sido esbofeteado começou a afogar-se sendo salvo pelo amigo. Ao recuperar-se pegou um estilete e escreveu numa pedra:
   HOJE, MEU MELHOR AMIGO SALVOU-ME A VIDA.
   Intrigado, o amigo perguntou: Por que depois que te bati, você escreveu na areia e agora que te salvei, escrevestes na pedra?
   Sorrindo, o outro amigo respondeu: Quando um grande amigo nos ofende, devemos escrever na areia onde o vento do esquecimento e do perdão se encarregam de apagar.
   Porém quando nos faz algo grandioso, devemos gravar na pedra da memória e do coração; onde vento nenhum do mundo poderá apagar.
   Ao meu ver, essa lenda contém de muita sabedoria!
   A mente é a responsável por fazer com que muitos considerem a vida uma constante batalha, nada fácil ou feliz! Não importa o que uma pessoa adquiriu ou possui, seus próprios pensamentos podem lhe fazer sentir-se infeliz.
   Muitas pessoas pensam: “Se eu pelo menos tivesse aquilo, eu seria feliz...” E mesmo que elas consigam aquilo, nada fica melhor, porque a condição da mente permanece a mesma. A única coisa que pode ser melhorada é a mente.
   Através do controle de seus pensamentos você controla sua vida, porque muda à sua atitude diante os acontecimentos. No mínimo, pode parar de sofrer e se tornar mais contente.
Se você deseja ser mais próspero, saudável, tranqüilo… você precisa disciplinar sua mente e escolher pensar positivamente. Pensando, desejando e agindo corretamente poderá atrair o que deseja e se tornar muito mais feliz.
   Crie o hábito de ser mais alegre! Descubra a alegria nos momentos e situações, por mais simples que sejam e compartilhe isto com os outros, em seus pensamentos, palavras e ações. Perceba os benefícios para você e para os outros quando você propaga bom humor e alegria ao seu redor.
   A alegria e o bem estar, são frutos do autocontrole, de uma atitude positiva, do sentimento de gratidão, do entusiasmo, de se encantar com as pequenas coisas da vida, de estar presente no momento presente e de desfrutar a vida.
   A propósito, aproveito para citar uma frase de Mahmud Taimur:
   Ouvi um homem dizer: Se gozasse da saúde do corpo e da lucidez da mente, poderia realizar grandes obras e conquistar grandes vitórias.
   Fiquei a meditar nessas palavras, e pareceu-me que resultavam duma lógica invertida, e que seu autor deveria, antes, ter dito:
   Se eu estivesse trabalhando numa obra em que acreditasse, e se procurasse conquistar grandes vitórias, gozaria da saúde do corpo e da lucidez da mente.
   Tem uma outra frase de Al-Ghazzali, que eu gosto muito, que diz o seguinte:
   “Vive como quiseres: és mortal. Ama o que quiseres: um dia terás que abandoná-lo. Faze o que quizeres: receberás o equivalente àquilo que terás feito.”
   Por isso, é sempre bom buscar ajuda, quando não se consegue, sozinho, enxergar uma saída para seus problemas, ou a famosa, luz no final do túnel!
   Algumas pessoas diante dos problemas agem, vão à luta e encontram uma saída satisfatória, enquanto outras, se intimidam ou ficam paralisadas, aumentando assim, ainda mais os seus problemas!
   Certa vez, perguntaram a um sábio qual é a coisa mais difícil do mundo. Respondeu: Aconselhar-se a si próprio.
   Retrucaram: E qual a mais fácil ?
   Respondeu: Aconselhar os outros.
   E para um bom aconselhamento, nada melhor do que uma boa leitura com o Tarô! Já que ele aborda todos os setores da vida da pessoa, como: trabalho, finanças, família, amor, relacionamentos, saúde, amizades, inimigos ocultos e declarados, energia, espiritualidade, karma e muito mais….
   Uma das muitas explicações para a misteriosa palavra Tarô é a sua origem, extraída das palavras egípcias Tar, (significa Caminho) e Ro (significa Real). Juntas, lê-se “O Caminho Real da Vida” ou “A Estrada Real”.
   A leitura com o Tarô é para muitos, um meio para “adivinhar” ou prever o futuro, mas na realidade, representa muito mais do que isso.
   Os Arcanos, lâminas ou cartas são um importante instrumento de acesso ao inconsciente do ser humano, e muito contribuem para o processo de auto-conhecimento. Razão pela qual, consideramos o Tarô, também como Instrumento Terapêutico, porque não só analisamos cada setor da vida da pessoa, como também e principalmente, como ela lidada com isso. A partir desta análise, são dadas as devidas orientações!
   Através da consulta, podemos analisar como a pessoa age e reage diante de determinadas situações em sua vida, já que o Tarô traz à tona os seus conteúdos inconscientes, como: os medos, sentimentos, emoções e expectativas relacionadas às situações.
   Muitas pessoas se intimidam e se acovardam diante de alguns problemas…estão tão resignadas ou acostumadas com o seu papel de vítima…que acabam nada fazendo para reverter a situação! Como dizia Khalil Gibran: O prisioneiro que tem a porta do seu cárcere aberta e não se liberta, é um covarde.
E é desta forma, que procuramos fazer com que a pessoa compreenda o seu próprio comportamento diante das situações da vida, e lhe apontamos um meio, um caminho, para que ela possa atingir o seu equilíbrio interior e encontrar a melhor saída para os seus problemas, dificuldades ou conflitos, sejam nos aspectos físico, material, afetivo ou espiritual. Em fim, um meio pra que ela possa relacionar-se melhor consigo mesma e com o mundo!
   O Simbolismo do Tarô é muito rico! As descobertas arqueológicas da humanidade sempre trouxeram à tona representações simbólicas comuns aos seres humanos, independentemente de sua época ou cultura.
   O psiquiatra suíço Carl Gustav Jung, criador do conceito de psicologia analítica, foi o primeiro a aprofundar-se no estudo destes símbolos, denominando-os de manifestações do “inconsciente coletivo” da espécie humana. De acordo com Jung, o consciente e o inconsciente existem num estado profundo de interdependência recíproca, e o bem-estar de um é impossível sem o do outro.
Jung, em seu trabalho com “loucos” e pessoas “neuróticas”, concluiu que a maior parte das formas de insanidade e desorientação mental eram causadas por um estreitamento da consciência, ou seja, quanto mais estreita e mais racionalmente focalizada fosse a consciência do homem, tanto maior seria o perigo de hostilização das forças universais do inconsciente coletivo e, conseqüentemente, o surgimento de doenças e desequilíbrios psicológicos.
   Jung considerou o tarô como uma excelente ferramenta para analisar e antecipar os padrões profundos do inconsciente coletivo, uma vez que os conceitos trazidos “‘a luz da consciência” pelas cartas do tarô, são comuns a todo ser humano.
   Podemos considerar o tarô como um meio simbólico que representa a jornada interior do ser humano em seu processo evolutivo, e as energias que ele mobiliza ao longo desse processo. O baralho completo do tarô é dividido em dois grupos: Arcanos Maiores ou Trunfos Maiores (22) e Arcanos Menores (56).
   De um modo geral, os Arcanos Menores representam o “eu exterior” (ou a personalidade do homem). Já os Arcanos Maiores simbolizam o reino secreto do “eu interior” (ou a individualidade).
   A psicologia Junguiana reconhece quatro funções básicas da consciência: a sensação, o sentimento, o pensamento e a intuição. Essas funções são relacionadas aos quatro naipes do tarô. Assim sendo, o naipe de Pentagramas representa a função da sensação, o das Taças está relacionado com o sentimento, o dos Gládios com o pensamento, e dos Bastões com a intuição.
   Os Arcanos Maiores ou Trunfos apresentam figuras humanas e objetos. Cada uma das figuras simboliza situações ou pessoas que fazem parte da história de qualquer ser humano. O Imperador simboliza a figura paterna, a Imperatriz está relacionada com o feminino maternal, a Lua simboliza o mundo das emoções e da intuição, o Papa representa o mestre espiritual interno e assim por diante.
   A propósito, já que hoje me inspirei no universo árabe para realizar essa matéria, aproveito para colocar uma interpretação muito interessante de Khalil Gibran, sobre o Louco, já que o Louco é um dos Arcanos do Tarô:
   “Perguntais-me como me tornei louco. Aconteceu assim:
   Um dia, muito tempo antes, de muitos deuses terem nascido, despertei de um sono profundo e notei que todas as minhas máscaras tinham sido roubadas – as sete máscaras que eu havia confeccionado e usado em sete vidas – e corri sem máscaras pelas ruas cheias de gente, gritando: “Ladrões, ladrões, malditos ladrões!”
Homens e mulheres riram de mim e alguns correram para casa, com medo de mim.
   E quando cheguei à praça do mercado, um garoto trepado no telhado de uma casa gritou: “É um louco!”. Olhei para cima, para vê-lo. O sol beijou pela primeira vez minha face nua e  minha alma inflamou-se de amor pelo sol, e não desejei mais minhas máscaras. E, como num transe, gritei: “Benditos, benditos os ladrões que roubaram minhas máscaras!”
   Assim me tornei louco. E encontrei tanto liberdade como segurança em minha loucura: a liberdade da solidão e a segurança de não ser compreendido, pois aquele que nos compreende escraviza alguma coisa em nós.”

   O Louco do escritor Gibran Khalil, obra da literatura árabe, é composto por várias parábolas a primeira intitulada “O louco” é uma das mais difundidas e retratam as muitas formas e conteúdos do “ser” ou “não ser” um “louco”. Não o Louco do Manicômio, mas sim, a do homem que não se incomoda com seus demônios diante de uma presença diferenciada daquele que é gregário e segue não os seus passos, mas o dos outros.
  
   Há uma outra sábia e conhecida fábula árabe diz que, certa vez, um sultão sonhou que havia perdido todos os dentes. Logo que despertou, mandou chamar um adivinho para que interpretasse seu sonho. O adivinho ouviu atentamente o sultão.
- Que desgraça, senhor! – Exclamou o adivinho.
E continuou:
- Cada dente caído representa a perda de um parente de vossa majestade.
- Mas que insolente! - Retrucou o sultão. Como te atreves a dizer-me semelhante coisa? Fora daqui.
O sultão chamou os guardas e ordenou que dessem cem chicotadas no adivinho.
Mandou então que trouxessem outro adivinho, e lhe contou sobre o sonho. O segundo adivinho, após ouvir o sultão com atenção, disse-lhe:
- Excelso senhor! Grande felicidade vos está reservada. O sonho significa que haveis de sobreviver a todos os vossos parentes.
A fisionomia do sultão iluminou-se num sorriso, e ele mandou dar cem moedas de ouro ao adivinho. E quando este saía do palácio, um dos cortesãos lhe disse admirado:
- Não é possível! A interpretação que você fez foi a mesma que o seu colega havia feito. Não entendo porque ao primeiro ele pagou com cem chicotadas e a você com cem moedas de ouro.
- Lembra-te meu amigo – respondeu o adivinho – que tudo depende da maneira de dizer.

   Essa é uma das razões para sempre buscar ajuda com um bom profissional que além de conhecimento sobre o Tarô, tenha ética, discernimento e habilidade para aconselhar!

   Aproveito para colocar uma outra frase de Khalil Gibran:    O importante para uma pessoa não são os seus sucessos, mas sim quanto os deseja.
   Eu concordo plenamente, pois é o desejo que leva a ação e a ação leva a realização!
   E para quem deseja agir, reagir e atingir os seus ideais, busque orientações através do Tarô, ou com o Baralho Cigano, Astrologia e Numerologia (pessoal, Empresarial e Kármica).
   Oriente-se e  tome as suas decisões com firmeza.
   E aproveite, pois 2010 já está chegando…e quanto antes você se preparar, mais cedo conquistará o que deseja! Você quer um ano melhor? Então comece agora a se preparar para isso.

   E aqui vai um outro provérbio Árabe, muito interessante:
Não digas tudo que sabes
Não faças tudo que podes
Não acredites em tudo o que ouves
Não gastes tudo que tem
Porque
Quem diz tudo que sabe
Quem faz tudo que pode
Quem acredita em tudo que ouve
Quem gasta tudo que tem
Muitas vezes
Diz o que não convém
Faz o que não deve
Julga o que não vê
Gasta o que não pode!

Vou passar agora um ritual árabe (um banho mágico) para atrair prosperidade financeira:
Você vai precisar de 2 litros de água, um ramo de salsa, uma colher de sopa de pó de canela, uma noz-moscada ralada, uma colher de chá de mel e uma colher de chá de gengibre ralado. Prepare o chá, deixe amornar e depois coe. Tome seu banho normalmente e depois jogue lentamente essa mistura sobre o corpo, sem enxágüe. Mentalize a prosperidade em sua vida.
Devolva para a natureza o material coado.

E finalmente, encerro essa matéria com uma bela oração árabe.
DEUS, NÃO CONSINTAS QUE EU SEJA O CARRASCO QUE SANGRA AS OVELHAS, NEM UMA OVELHA NAS MÃOS DOS ALGOZES.

AJUDA-ME A DIZER SEMPRE A VERDADE NA PRESENÇA DOS FORTES, E JAMAIS DIZER MENTIRAS PARA GANHAR OS APLAUSOS DOS FRACOS.

MEU DEUS ...SE ME DERES A FORTUNA, NÃO ME TIRES A FELICIDADE;

SE ME DERES A FORÇA, NÃO ME TIRES A SENSATEZ;

SE ME FOR DADO PROSPERAR, NÃO PERMITA QUE EU PERCA A MODÉSTIA, CONSERVANDO APENAS O ORGULHO DA DIGNIDADE.

AJUDA-ME A APRECIAR O OUTRO LADO DAS COISAS, PARA NÃO ENXERGAR A TRAIÇÃO DOS ADVERSÁRIOS, NEM ACUSÁ-LOS COM MAIOR SEVERIDADE DO QUE A MIM MESMO.

NÃO ME DEIXES SER ATINGIDO PELA ILUSÃO DA GLÓRIA, QUANDO BEM SUCEDIDO E NEM DESESPERADO, QUANDO SENTIR INSUCESSO.

LEMBRA-ME QUE A EXPERIÊNCIA DE UM FRACASSO

PODERÁ PROPORCIONAR UM PROGRESSO MAIOR.

Ó DEUS! FAZE-ME SENTIR QUE O PERDÃO É MAIOR ÍNDICE DA FORÇA, E QUE A VINGANÇA É PROVA DE FRAQUEZA.

SE ME TIRARES A FORTUNA, DEIXE-ME A ESPERANÇA.

SE ME FALTAR A BELEZA DA SAÚDE, CONFORTA-ME COM A GRAÇA DA FÉ.

E QUANDO ME FERIR A INGRATIDÃO E A INCOMPREENSÃO DOS MEUS SEMELHANTES, CRIA EM MINHA ALMA A FORÇA DA DESCULPA E DO PERDÃO.

E FINALMENTE SENHOR, SE EU TE ESQUECER, TE ROGO MESMO ASSIM, NUNCA TE ESQUEÇAS DE MIM!


Até a próxima, que Alá os proteja! Chucran. Namastê!

Maria Barthaly

Espaço Esotéryc

Tel: (11) 3875-4992

www.esoteryc.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário